GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO ANALISANDO A CAIXA DE SUGESTÕES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v11i2.109Resumo
As características do atual ambiente de negócios têm levado um crescente número de empresas a investir na aquisição de maior competência na gestão de pessoas. Para melhor enfrentar os desafios contemporâneos, as organizações precisam criar mecanismos que favoreçam o envolvimento de seus trabalhadores com os objetivos corporativos. A gestão participativa é vista, por diversos estudiosos, como um dos possíveis instrumentos para o alcance desse objetivo. O presente artigo aborda o caso de uma siderúrgica situada na cidade de Juiz de Fora – MG, que tem investido em programas participativos. Enfoca especificamente a ferramenta caixa de mensagens, buscando identificar de que forma tem sido percebida pelos funcionários. Após um levantamento bibliográfico e documental, foi efetuada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário em uma amostra de trabalhadores da empresa, buscando entender a forma como a caixa de mensagens tem sido percebida e utilizada pelos trabalhadores, apresentando ao final algumas sugestões para o seu aprimoramento. Os participantes avaliaram positivamente a ferramenta de gestão participativa, que tem se tornado um importante diferencial para a empresa, por ser uma ferramenta que favorece o comprometimento do trabalhador com a organização.
Palavras-chave: Gestão de pessoas. Gestão participativa. Caixa de sugestões.
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