O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AS TRANSIÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Cristiano José Castro de Almeida Cunha

Resumo


Busca-se, neste trabalho, compreender o significado das relações interpessoais estabelecidas nos processos de transição do contribuidor individual (professor) para líder (reitor ou pró-reitor) e de líder para contribuidor individual em universidades. A abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais, através das entrevistas em três tempos, realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Somente fazendo parte da gestão universitária os professores perceberam a complexidade dessa prática. O relacionamento interpessoal foi um fator importante na prática gerencial desses professores, fato este corroborado pela literatura (MINTZBERG, 1990). Recorrendo às entrevistas transcritas, foi possível resgatar três grandes temas centrais: as relações profissionais, o relacionamento com os alunos e as relações familiares. Nas relações profissionais estabelecidas, eles perceberam a necessidade do gerenciamento do trabalho em equipe. O relacionamento frequente com os alunos fez parte do dia a dia do gestor universitário, configurando-se como um dos seus grandes desafios. A família esteve ao lado dos professores, apoiando-os e cobrando deles mais tempo de convívio familiar.

Palavras-chave: Relações interpessoais. Professor universitário. Líder. Transição.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v10i2.1039

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa (até 2013): 1807-5436
ISSN versão eletrônica (2014 em diante): 2446-6875

Licença Creative Commons
Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 15/08/19