PROPOSTA DE UM PROTOCOLO DE ANÁLISE DE TECNOLO GIA DA INFORMAÇÃO PARA EMPRESAS EM PROCESSO DE FUSÃO OU AQUISIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v10i1.1026Resumo
Considerando a importância da TI nas organizações, a participação dessa área é indispensável em processos de fusões e aquisições. No entanto, nem sempre a área de TI participa dessas decisões, e muitas organizações têm dificuldades no momento de integrar novas empresas à sua infraestrutura de TI. O objetivo da pesquisa é desenvolver um protocolo de análise que contribua para a avaliação de aspectos de TI em empresas que estão em processo de fusão/aquisição. Um estudo de caso em uma indústria multinacional brasileira constitui o método de pesquisa utilizado. Uma proposta inicial do protocolo de análise foi desenvolvida com base no referencial teórico e aprimorada com entrevistas com 10 executivos e pelo acompanhamento (observação e análise de documentos) de dois processos de fusão/aquisição. O protocolo está dividido em duas fases. A pré-avaliação envolve o mapeamento das atividades de avaliação, o entendimento da empresa a ser avaliada e o planejamento detalhado dos próximos passos, envolvendo a preparação dos instrumentos de análise. A avaliação envolve 27 aspectos agrupados em Estratégia de TI, RH, Processos e Tecnologia. Para apoiar a consolidação dos dados e a elaboração do relatório, criou-se um roteiro abordando aspectos de infraestrutura, RH, outsourcing, projetos, aplicações críticas, automação industrial, contrato de licenças, contratos de manutenção, orçamento de investimentos e governança de TI. Por sugestão dos entrevistados, itens como governança, gestão da mudança, formação e capacitação de equipes, uso de melhores práticas e metodologia de projetos foram incluídos de forma transversal, no intuito de zelar pela atualização e correta utilização do protocolo.
Palavras-chave: Fusões. Aquisições. Tecnologia da Informação. Protocolo de avaliação.
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