CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MGO

Autores

  • Vagner Luís Wentz Universidade Feevale
  • Cristiane Froehlich Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1022

Resumo

O tema cultura tem sido objeto de estudo há muitos anos, e as literaturas existentes apontam uma grande diversidade de conceitos, o que torna as organizações grandes fontes de pesquisa. A MGO, uma multinacional fabricante de produtos agrícolas, convive constantemente com mudanças de seus procedimentos, de suas tarefas do cotidiano e de comportamentos por parte de seus colaboradores, uma relação entre “novatos” e “veteranos” que, em alguns casos, é geradora de conflitos, o que pode vir a prejudicar a imagem da companhia. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar a cultura organizacional a partir da percepção das lideranças de uma unidade da empresa MGO situada em Montenegro/RS. Esta pesquisa se classifica, quanto aos procedimentos, como bibliográfica e estudo de caso; quanto aos objetivos, como descritiva; e quanto ao problema, esta pesquisa é classificada como qualitativa. A partir da análise dos dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com as lideranças de departamentos diferentes, análise de documentos, observação participante e aplicação do teste para identificação da tipologia de cultura, pode-se identificar a cultura da organização e sugerir algumas melhorias que podem ajudar na harmonia do clima da organização.

Palavras-chave: Cultura. Clima. Organização.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Wentz, V. L., & Froehlich, C. (2012). CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MGO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 9(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1022

Edição

Seção

Artigos Livres