O JORNAL NH E A FENAC : O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1018Resumo
Este artigo procura analisar como as questões relacionadas ao setor coureiro-calçadista da cidade de Novo Hamburgo foram tratadas pelo Jornal NH no início dos anos 60. Os discursos jornalísticos mantêm articulação com a realidade social na qual são produzidos, contribuindo na elaboração/fixação de certas existências no meio social. Surgem, então, contratos entre os interlocutores, no plano situacional e no plano comunicacional e discursivo. Analisaremos, nesse momento, a FENAC (Feira Nacional do Calçado), que foi considerada um marco para o setor e a impulsionadora da exportação calçadista da região. Através dessa análise, pretendemos perceber como o jornal construiu, através de suas produções discursivas, os conceitos relativos ao processo de estruturação da memória e identidade do setor pela mídia impressa.
Palavras-chave: Setor coureiro-calçadista. Jornal NH. FENAC.
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