O JORNAL NH E A FENAC : O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

  • Claudia Schemes Universidade Feevale
  • Denise Castilhos de Araujo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1018

Resumo

Este artigo procura analisar como as questões relacionadas ao setor coureiro-calçadista da cidade de Novo Hamburgo foram tratadas pelo Jornal NH no início dos anos 60. Os discursos jornalísticos mantêm articulação com a realidade social na qual são produzidos, contribuindo na elaboração/fixação de certas existências no meio social. Surgem, então, contratos entre os interlocutores, no plano situacional e no plano comunicacional e discursivo. Analisaremos, nesse momento, a FENAC (Feira Nacional do Calçado), que foi considerada um marco para o setor e a impulsionadora da exportação calçadista da região. Através dessa análise, pretendemos perceber como o jornal construiu, através de suas produções discursivas, os conceitos relativos ao processo de estruturação da memória e identidade do setor pela mídia impressa.

Palavras-chave: Setor coureiro-calçadista. Jornal NH. FENAC.

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Publicado

2016-08-01

Como Citar

Schemes, C., & Araujo, D. C. de. (2016). O JORNAL NH E A FENAC : O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 9(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1018

Edição

Seção

Artigos Livres