TECNOLOGIAS COLABORATIVAS COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Cristina Fachinelli Universidade de Caxias do Sul
  • Michele Berteli Universidade de Caxias do Sul
  • Cristiane Gularte Quintana Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1011

Resumo

As inovações tecnológicas, centradas na tecnologia de informação e comunicação, são fundamentais para a promoção do ambiente de aprendizagem organizacional. Os dispositivos tecnológicos facilitam a interação e o compartilhamento de conteúdos e nesse aspecto podem ser considerados elementos aceleradores do processo. Para além desse aspecto funcional, as tecnologias colaborativas têm um papel também da aquisição e consolidação dos conteúdos, o que proporciona o alinhamento com a estratégia organizacional. Em vários aspectos, a relação entre tecnologias colaborativas e aprendizagem é evidente. O que este trabalho buscou foi identificar como as tecnologias colaborativas utilizadas pelos membros de uma empresa facilitam a aprendizagem organizacional numa organização geograficamente distribuída em unidades distantes entre si. No aspecto metodológico, o estudo é uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o uso de tecnologias, tais como eRoom, Remedy, Apex, COE, Webconference, IM, Intranet, BI, ProLaunch, Benchmark e Job rotation, permite a aquisição, distribuição, interpretação e o registro do conhecimento, bem como a promoção e o compartilhamento de novos conhecimentos entre as equipes geograficamente distantes, mas com um espaço de comunicação comum.

Palavras-chave: Tecnologias Colaborativas. Tecnologia da Informação. Comunicação. Aprendizagem Organizacional.

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Publicado

2012-08-01

Como Citar

Fachinelli, A. C., Berteli, M., Quintana, C. G., & Camargo, M. E. (2012). TECNOLOGIAS COLABORATIVAS COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 9(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v9i2.1011

Edição

Seção

Artigos Livres