
Rede Globo - 40 Anos:

Roberto Ramos¹

o mito da quantificação do real

RESUMO
A Rede Globo de Televisão está completando quatro 

décadas neste ano. Os discursos e autodiscursos que a 
legitimam são, em geral, previsíveis. Convocam e evocam 
um batalhão de números. A interpelação possui um 
significante básico. É o Mito da Quantificação do Real. 
Sobre isso, refletirá o presente ensaio, que não terá a 
máscara da neutralidade.

Palavras-chave: Televisão; Discurso; Ideosfera.

ABSTRACT
Globo Network Television is completting four 

decades this year. The discourses and self-discourses that 
legitimate it, are, generally, predictables. Convoke and 
evoke a lot of numbers. The interpelation has a basic 
signifying. It is the Real's Quantification Myth. About this, 
will reflect this essay, without any neutrality mask.

Keywords: Television; Discourse; Ideology.

A festa dos 40 anos da Globo vem sendo regada 
por uma pluralidade discursiva. Apresenta o 
autodiscurso, onde a aniversariante fala sobre si 
mesma, sem rubor, com densidade narcísica. Há, 
também, o discurso do rebanho dos seus súditos, 
aqueles que só se sentem alguém à sombra e ao som do 
plim-plim.

Este ensaio, na pronúncia de suas limitações, 
refletirá sobre a hegemonia e a competência da Globo, 
como uma oferta ideológica. É uma discursividade, 
embriagada pelo sentido dos números. Disponibilizará, 
para tanto, da Semiologia, de Roland Barthes, em suas 
possibilidades interdisciplinares.

1
 Doutor em Educação,  professor da FAMECOS-PUCRS, Graduação e Pós-Graduação. Obras publicadas: Futebol: Ideologia do Poder, Grã-finos na 

Globo, Manipulação e Controle da Opinião Pública. A Máquina Capitalista, Mídia, Textos e Contextos (org.) e A Ideologia da Escolinha do Professor 
Raimundo. E-mail: rr@pucrs.br.

1.UM PASSADO, MAL PASSADO
A Globo foi inaugurada em 26 de abril de 1965. 

Assinou, em 1962, um contrato com o grupo norte-
americano Time-Life, que se estendeu até 1969. 
Recebeu 5 milhões de dólares na transação. Transgrediu 
o Artigo 160 da Constituição, que, na época, proibia a 
presença do capital estrangeiro em meio que fosse 
fruto da concessão estatal. O então governador da 
Guanabara, Carlos Lacerda, denunciou o ilícito.

O Congresso Nacional constituiu uma Comissão 
Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar as 
denúncias. Houve a conclusão que o acordo era 
inconstitucional. O presidente Castelo Branco, todavia, 
alterou a Constituição para torná-lo legal, conforme 
Machado (1993, p. 59  60):

[...] Aprovada após uma reunião com o Congresso, em 24 
de janeiro de 1967 [...] A nova Constituição vedava a 
propriedade e a administração de empresas jornalísticas, 
de qualquer espécie, inclusive de televisão e de 
rádiodifusão, a estrangeiros. Castelo Branco, então 
presidente da República, surpreende a nação, com um 
decreto-lei, franqueando a estrangeiros a propriedade e a 
orientação intelectual de empresas jornalísticas [...]

Os militares chegaram ao poder, em 1964, sem a 
legitimidade do voto. Optaram pelo modelo de 
desenvolvimento da Atual ização Histór ica  
desenvolvimento, com dependência, de acordo com 
Ribeiro (1987). Internacionalizaram o mercado interno 
e implantaram uma modernização tecnológica às custas 
de empréstimos externos.

Tal projeto necessitava de um meio 
hegemônico, com alcance nacional no Aparelho 
Ideológico de Informação  sistema de jornais, rádios e  
televisões, como observa Althusser (1984). A globo 
ocupou esta função, como parceira ideológica da 
ditadura militar.

A Embrate l  (Empresa  Bras i le i ra  de  
Telecomunicações) se filiou ao Consórcio de Satélites 
Intelsat. Ensejou a transmissão direta de Televisão, de 

69



início, para o Rio de Janeiro e São Paulo e, depois, para 
os demais Estados. Isso possibilitou a estréia do Jornal 
Nacional, em 1969, muito admirado na época, pelo 
presidente Emílio Garrastazu Médici (1985, p. 401):

Sinto-me feliz todas as noites, quando ligo a televisão, 
para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de 
greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes 
do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao 
desenvolvimento. É como se eu tomasse um 
tranqüilizante após um dia de trabalho.

A confidência de Médici é elucidativa. Durante 
20 anos, a Globo silenciou a expressão “Ditadura 
militar”. Apenas levava ao ar, em 1985, quando ela já 
não existia mais. Surgia a nova República, com a vitória 
de Tancredo Neves, na eleição presidencial no Colégio 
Eleitoral através do voto direto.

Ao longo de duas décadas, a Globo abriu os seus 
microfones e câmeras para legitimar o Golpe Militar. É 
preciso, nesse sentido, fazer justiça. Foi de uma 
fidelidade divina. Rezou pela cartilha verde-oliva e 
sacralizou, com todos os canônes, o “Milagre Brasileiro”  
a manipulação política e estatística sobre a realidade 
nacional.

O seu perfil adesista não se perdeu nas 
migrações governamentais. No governo José Sarney, 
dava o melhor de si. Contribuía para maquiar a crise 
econômica. Divulgava os índices inflacionários, como 
rendimentos da Caderneta de Poupança, de acordo com 
Hartog (1993). Ajudava, com tal eufemização, a 
esconder o Brasil dos brasileiros, como ícone de sua 
prática jornalística pronunciada pelo Jornal Nacional.

O Jornal Nacional entrou no ar em 1º de 
setembro de 1969. Foi o primeiro telejornal, em rede 
do país, fruto dileto de uma circunstância histórica. 
Nasceu e floresceu sob o signo da Ditadura Militar, aos 
auspícios da logomarca do “Milagre Brasileiro”.

Assumiu a condição de um dos ícones da 
integração nacional. Conectou os quatro cantos do país 
pelas amarras tecnológicas dos satélites. Construiu, em 
sua semiologia, a imagem de um Brasil Novo, 
homogeneizando os traços dos brasis não-catalogados 
nos cartões postais.

Desenvolveu uma cópia dos piores traços do 
Telejornalismo norte-americano. Comprometeu-se 
com o Gênero Informativo, pelo dogma do fetichismo da 
Objetividade, para tentar exorcizar a sua pulsão de 
adesismo. A Neutralidade foi a tentativa de denegar os 
seus comprometimentos ideológicos.

Em 1982, os candidatos Moreira Franco, do PDS, 
e Leonel Brizola, do PDT, disputavam a eleição ao 
governo do Rio de Janeiro. A matemática global quase 
se consagrou. Previu um empate entre os dois 

candidatos. Brizola venceu, com uma diferença de 
178.536 votos.

A emissora desenvolveu a cobertura eleitoral, 
priorizando o Interior, reduto de Franco. A tentativa de 
manipulação ficou conhecida como o Caso Proconsult, 
como mais um escândalo em que a Globo tentou 
falsificar a realidade, de acordo com as suas 
conveniências.

Em 1989, na primeira eleição pelo voto direto, 
(pós-64), Fernando Collor de Mello derrotou Luiz Inácio 
da Silva, Lula, no segundo turno da disputa 
presidencial. Collor teve uma inestimável ajuda. O 
Jornal Nacional consagrou-o vitorioso no debate final, 
baseado em uma pesquisa de opinião feita pela Vox 
Populi, a empresa responsável pela sua campanha, 
conforme Pinheiro (1993).

Diante do risco do Impeachment, acusado de 
corrupção passiva, Collor renunciou, em 1992, mas teve 
os seus direitos políticos cassados por oito anos. Entre 
os seus adversários, encontrou uma ex-aliada: a Globo. 
Ela deu uma demonstração de força em eleger e 
derrubar um presidente. Autolegitimou-se com a 
reprodução subdesenvolvida desta espécie de 
Watergate caboclo, como se não tivesse nenhum 
comprometimento e cumplicidade com o maior 
acusado.

Um dos aspectos essenciais no AIE de Informação 
é a credibilidade. É um pré-requisito do interpelante. 
Ele precisa ter respaldo, uma credencial que justifique 
a sua investidura. A legitimação pressupõe a 
autolegitimação. A Globo, ao apoiar a saída de Collor, 
estava salvando o país da corrupção, porém não aludia 
que tinha sido também responsável pela sua entrada, 
ajudando a construir o seu marketing de “Caçador de 
Marajás”.

Na eleição presidencial de 2002, a emissora 
carioca esboçou, de início, uma aposta no candidato 
José Serra, do PSDB. Percebeu, no entanto, a sua 
fragilidade eleitoral. Embarcou na candidatura de Lula, 
do PT, jurando amores e trocando buquês de 
legitimação. Parecia ser petista desde criancinha. 
Depois da vitória, lá estava Lula na bancada do Jornal 
Nacional, trocando alianças com a Vênus Platinada.

Observamos que, no período da ditadura e no da 
democratização, a Globo reproduziu a Ideologia 
Dominante. Selecionou e organizou informações, em 
níveis de realidade e de ficção, de acordo com o Poder 
de Estado nos mais diferentes momentos. Sustentou 
quem não tinha voto, ajudou a conquistá-los quem os 
precisava e autorizou e desautorizou, com a força de 
criar a realidade, própria de quem é a principal peça do 
AIE de Informação no Brasil, detentora de um 
monopólio negado pela Constituição vigente.

70



A Globo, mesmo sediada num país terceiro-
mundista, desfruta de uma situação invejável. Possui 
uma hegemonia, mantida há mais de duas décadas. 
Absorve ¾ de toda a verba publicitária investida no 
Brasil para Televisão, ou seja, 75%, estima Melo (1988).

Mattelart (1988, p. 43) constata que a Globo é a 
quarta maior rede de televisão do mundo. Fica atrás 
apenas das três norte-americanas CBS, NBC e ABC. 
Apresenta uma auto-suficiência em termos de 
programação, que alcança “cerca de 65%, índice só 
comparável à empresa cinematográfica Metro Goldwyn 
Mayer (MGM)”, dos Estados Unidos, nas décadas 30 e 40 
do século passado.

A Globo tem uma audiência potencial, 
atualmente, de 104 milhões de telespectadores. 
Abrange, com o seu sinal, 99,84% dos municípios 
brasileiros e conta com 8.201 funcionários, de acordo 
com os seus anúncios comemorativos do seu trigésimo 
aniversário (1995). Esses revelam sobre a programação:

Produz 3 horas e meia diárias de jornalismo, 3 horas e 
meia diárias de teledramaturgia e exibe programas que 
divertem, informam e educam, como Globo Ciência, 
Globo Ecologia e Telecurso 2.000, realizados pela 
Fundação Roberto Marinho. Possui uma rede de 86 
emissoras, exporta programas para 130 países, 
conquistou 54 prêmios internacionais, sendo 10 de 
telejornalismo e 20 de teledramaturgia.[...]

Mattelart (1988) salienta que o monopólio da 
Globo se efetiva em dois níveis. É horizontal, porque 
não possui concorrentes no mercado brasileiro, e 
vertical, devido a sua concentração de produção de 
programas, inibindo outras possibilidades de 
programação para a audiência.

Além da rede de Televisão, as Organizações 
Globo somam mais de 100 empresas, distribuídas nos 
mais diversos setores da economia. Vale citar algumas: 
no Mercado Financeiro  Banco ABC Roma, Corretora ABC 
Roma, Distribuidora ABC Roma;  na Mineração  
Compasa, Cobem e Manali; Telecomunicações  NEC do 
Brasil, Netcom e Victori Comunicações: Seguros  
Seguradora Roma; Comunicação  Rede Globo de 
Televisão, Globo Filmes, Showmar promoções, Sistema 
Globo de Rádio, Jornal O Globo, Agência Globo, Globo 
Vídeo, Editora Globo, Globo Computação Gráfica e 
Fundação Roberto Marinho (FRM); no Exterior  
Globovision, Seabay e Globo Europa

Em 1993, houve um novo investimento das 
organizações Globo. Roberto Marinho, associado ao 
empresário Arthur Falk, lançou o Telebingo Papa-Tudo. 
Posteriormente, Marinho desfez a Sociedade, mas a TV 
Globo manteve-se como o principal veículo do jogo-de-
azar.

O público-alvo do empreendimento foram as 

classes “D” e “E”, que mais investem neste tipo de jogo-
de-azar. Em relação ao público infanto-juvenil, o Papa-
Tudo busca uma clientela de mais de 60 milhões de 
crianças e adolescentes, dos quais 65% vivem em 
famílias com renda de até um salário mínimo. O jornal 
Fio da história (1993, p.16) traz outras 
pormenorizações:

A caridade, prestada pelas Organizações Globo, deverá 
representar algo em torno de 700 mil dólares anuais do 
Papa-Tudo, ou 3% dos 250 milhões de dólares que o 
telebingo proporcionará. Além desse dinheiro, oferecido 
às instituições de caridade, o telebingo global oferecerá 
mais 9% aos ganhadores do prêmio [...] Na Sena e nos 
jogos, promovidos pela União e Estado, os grandes 
sorteados abocanham de 30% a 56% do total.[...]

O lançamento do empreendimento não foi 
isolado, ilhado na objetividade. A Globo, 
simultaneamente, colocou no ar a telenovela O Mapa da 
Mina, cujos personagens, em geral pobres, dentro da 
segmentação de público do Papa-Tudo buscavam a 
riqueza fácil. Não foi por mera coincidência.

Também de acordo com o público-alvo do 
telebingo, houve a preocupação com a escolha dos 
apresentadores. Os dois principais são Xuxa, que se 
notabilizou nos programas infantis, e Chico Anysio, cujo 
humor está voltado, igualmente, para as classes de 
menor poder aquisitivo.

O diretor-presidente da Globo, Roberto Marinho 
(1988, p. 17), explica a liderança pela competência:

A posição hegemônica, alcançada pela Rede Globo, foi 
obtida em função de ela ser uma empresa que se 
preocupou com planejamentos, investimentos e 
orçamentos a longo prazo. Optou por uma administração 
profissional e não pessoal, não preocupada com o aqui e 
agora. Essa hegemonia não foi consentida: foi 
conquistada por uma empresa em que o dono reinvestiu 
100% dos lucros durante 14 anos. A opção de produzir 
(internamente) a maior parte de nossa programação, 
ainda que mais cara, parece ter sido correta: é só conferir 
os índices de audiência da Rede Globo” [...]

Ele explica o êxito pela Globo e através da 
Globo. É um discurso sem contexto. Procura absolutizar 
a competência como fator unilateral, denegando as 
questões políticas e ideológicas. O enfoque 
quantitativo é o clichê, que quer explicar tudo, sem 
dizer nada.

Marinho faleceu em 6 de agosto de 2003 no Rio 
de Janeiro. Ele foi vitimado por complicações 
respiratórias, advindas de um edema pulmonar, aos 98 
anos. Recebeu um funeral à altura de um ícone da 
história republicana.

O jornalista Mino Carta (2003, p. 16) observou a 
tentativa da Globo de canonizar a figura do seu dono:

Na hagiografia dos heróis, teria assento quem defendeu, 
com notável denodo e invulgar êxito, as piores causas? O 
golpe de 1964. O golpe dentro do golpe de 1968. O AI-5. O 

71



governo Médici, no auge da violência do regime fardado. 
As manobras do ministro da justiça do governo Geisel, 
Armando Falcão. A campanha contra as diretas Já. A 
eleição de Fernando Collor. A ascensão tucana [...].

O jornalista consegue desenhar, com relevância, 
a cartografia ideológica de Marinho, comprometida 
com os traços mais conseqüentes do pensamento 
conservador nacional. Fez eco às causas marcadas e 
demarcadas pelo compasso do racionarismo. 

Outro jornalista, Rogério Mendelski (2003, p. 1), 
relatou “Os papéis falsos da Globo”:

Quando a Globo comprou o controle acionista da antiga 
Rádio e Televisão Paulista (hoje TV Globo/SP) não 
imaginou o que poderia ocorrer nos dias de hoje. A TV 
Paulista foi adquirida pela passagem do controle 
acionário da família Ortiz Monteiro ao grupo de Roberto 
Marinho, entre 1964 e 1977, mas os herdeiros da família, 
que vendeu a estação de tevê, ingressaram em juízo, com 
uma ação declaratória de inexistência de ato jurídico. 
Eles querem a declaração de ineficácia do ato de cessão 
do controle acionário dessa emissora para a Globo [...]

Mendelski (Ibidem.) traz outros acréscimos:

[...] No entendimento dos peritos, os documentos 
encaminhados à Justiça, como prova da aquisição da TV 
Paulista, foram “fabricados”, em 1975, mas ostentam 
datas de 1953 e 1964. Nos documentos, constam números 
de CIC, hoje CPF, e sabe-se que o CIC só foi introduzido 
pela Receita Federal em 1970, inexistindo, portanto, esse 
controle da RF em 1953 e 1964, fato que torna 
irreversivelmente falso qualquer documento com data 
anterior e que venha a exibi-lo [...]

Talvez tenhamos que esperar, eternamente 
sentados, para que possamos ver esse fato jurídico ser 
apropriado como notícia pelo Telejornalismo global. A 
auto-referencialidade possui mão única. Somente 
divulga o que adula o Narcisismo, ou tem apelo de 
venda. Cumpre, a rigor, a cartilha do Positivismo.

Em 2003, a Globo lançou o volume I do seu 
Dicionário  Programas de Dramaturgia e 
Entretenimento. Vale resgatar uma citação, movida 
pela auto-referencialidade (p. IX):

Num país de dimensões territoriais como as nossas e de 
cultura de massa diversificada e fértil, que mistura 
tradição e modernidade, a televisão desempenha uma 
função marcante na consolidação da identidade nacional. 
Por suas características, a Rede Globo assume um papel 
de importância indiscutível nesse processo: com 115 
afiliadas, atinge mais de 99% do território brasileiro e tem 
uma participação de 60% no número de televisores ligados 
no horário nobre[...]

O autodiscurso da emissora tem sintomas de 
balancete contábil. É um desfile de números, alguns 
travestidos de percentuais, com a figuração de alguns 
termos, como “função” e “indiscutível”. É a 
absolutização do sentido, que parece, ainda, 
comprometido com o processo ditatorial. A Ditadura 
Militar parece ter se sincretizado em Ditadura global, 
que censura pela palavra e censura pelo silêncio.

2. OS NÚMEROS E OS MITOS
Observamos que os autodiscursos da Globo e os 

discursos, que buscaram legitimá-la, apresentaram 
uma invariância. Foi o uso de números, como 
significantes básicos de interpelação.

Barthes (2003, p. 279) recupera alguns sentidos 
do Discurso. Recorda que, no sentido francês, no século 
XVI, era “lençol de linguagem”. O “Discursus” latino 
traz a idéia de “corrida de um lado para o outro, 
divagações discordantes. Modernamente, é “uma 
espécie de excursão, divagação”.

O semiólogo recorre a Mallarmé para 
estabelecer uma abordagem dialética. Sublinha que 
toda a Divagação apresenta dois sentidos antagônicos. 
Ela encobre e revela (Ibidem.).

A questão discursiva tem relação com uma outra 
categoria barthesiana. É o Mito, como forma de fala que 
não nega a factualidade histórica, apenas a torna 
inocente. Naturaliza e eterniza a sociedade burguesa 
por intermédio da conotação, conforme Barthes (1993).

Tal concepção abriga, em seu intertexto, três 
leituras básicas. São as presenças de Hjelmslev, pela 
conotação, de Durkheim, pela abordagem de 
representação coletiva, e de Marx, pela Ideologia, em 
seu conceito particular, como distorção.

Barthes concede ao Mito uma perspectiva 
negativa. É uma deformação de sentido. Transforma o 
cultural em natural e o histórico em eterno, como uma 
produção ideológica.

Assim, o Mito é um Discurso, com um sentido 
específico. Significa uma divagação, conforme 
Mallarmé, não no sentido de revelação, mas de 
encobrimento. É uma “fala despolitizada”, de acordo 
com Barthes (Ibidem., p. 165).

O semiólogo (Ibidem., p. 170-174) propõe sete 
tipos de figuras míticas:

[...] 1- a vacina - Já dei alguns exemplos dessa figura, 
muito geral, que consiste em confessar o mal acidental de 
uma instituição de classe, para melhor camuflar o seu mal 
essencial [...] 2 - A omissão da história - Quando o mito 
fala sobre um objeto, despoja-o de toda a História [...] 3 - 
A identificação - O pequeno-burguês é um homem incapaz 
de imaginar o Outro [...] 4 - A tautologia - [...] É um 
processo verbal, que consiste em definir o mesmo pelo 
mesmo [...] 5 - O ninismo - [...] Consiste em colocar dois 
contrários e equilibrar um com o outro, de modo a poder 
rejeitar os dois [...] 6 - A quantificação da qualidade - [...] 
Reduzindo toda a qualidade a uma quantidade [...] 7 - A 
constatação - O mito tende para o provérbio [...]

As  sete  f iguras  mít icas  podem ser  
disponibilizadas de duas maneiras gerais no processo 
analítico. Uma possibilidade é buscar a singularidade da  

72



manifestação do Mito. A partir disso, fazê-la dialogar 
com outras figuras. 

O autodiscurso da Globo, bem como o discurso 
que propõe a sua legitimação, possui um desenho 
singular. É configurado pela força de um significante 
onipresente os números. Temos aí o Mito da 
Quantificação do Real.

Toda a qualidade do real é evacuado. Tudo se 
transforma em números que se multiplicam e se 
alternam. Assumem diversas máscaras, ora são 
percentuais, ora deixam de sê-lo. 

A discursividade evita qualquer tropeço no 
contraditório. Não há o senso dialético. O Real não é 
plural, nem histórico. É singularizado pela 
teatralização e a força dos números. Tudo e o todo se 
inscrevem e se circunscrevem na Quantificação, em sua 
densidade mítica.

O Mito da Quantificação do Real, como 
significante, não é uma figura isolada. Empreende 
diálogos com outras figuras míticas. Contracena, 
sobretudo, com a Omissão da História e a Tautologia.

A discursividade legitimadora da Globo, ao 
quantificar o real, elege a sua despolitização do 
sentido. Não precisa mais falar do seu acasalamento 
histórico com a Ditadura Militar, nem necessita se 
pronunciar sobre os odores dos seus negócios. Reprime, 
por exemplo, o caso da compra da TV Paulista como fato 
jurídico e a condição de ré da família Marinho. 
Patrocina a Omissão da História como figura mítica.

Lacan (1996, p. 4041) comenta o papel dos 
números na Matemática, como uma procura idealista:

[...] Pois a matemática, herdada dos gregos, deriva do 
necessário e do eterno. Figuras e Números não podem ser 
outra coisa do que são, e, ao mesmo tempo, não podem 
nem vir a ser, nem deixar de ser sendo como são, de toda 
eternidade. A necessidade das demonstrações só vale na 
medida exata, em que é conatural à necessidade em si 
[...] A matemática é soberana, porque propõe o mais puro 
tipo de demonstração; ela o propõe, porque os seres de 
que trata, números ou figuras, chegam o mais próximo 
possível do eterno e do perfeito [...] 

A aparência concreta da Matemática é somente 
uma inscrição imaginária. Simbolicamente, está 
comprometida com uma noção de exatidão e de 
absoluto, própria de um idealismo de liquidação. Os 
números, como um dos seus significantes, não vão além 
se si mesmos. São, em essência, narcisos e tautológicos. 
Eis a Tautologia como figura mítica.

Desta forma, o Mito da Quantificação do Real , 
operando como significante na discursividade 
legitimadora da Globo, assume uma particularidade. É 
metafórico. Condensa os Mitos da Omissão da História e 

da Tautologia. Singulariza-se como uma divagação 
comprometida com o esconder. É a produção de 
sentido, para não ter sentido histórico.

Portanto, sobram motivações para a 
comemoração dos 40 anos do Plim-plim. O estrabolismo 
nacional os sentidos do Brasil idiotizante e anti-ético  
não foi fundado pela Globo, mas tem tudo a ver com a 
Globo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 
2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

BARTHES, Roland. Como Viver junto. São Paulo: 
Martins Fontes, 2003.

_______________. Mitologias. 4. ed. Rio de Janeiro:  
Bertrand Brasil, 1993. 

LACAN, Jacques apud MILNER, Jean-Claude. A Obra 
Clara - Lacan, a ciência, a filosofia. Rio de Janeiro: 
Jorge Zahar editor, 1996.

MARINHO, Roberto apud MELO, José Marques de. As 
Telenovelas da Globo - produção e exportação. São 
Paulo: Summus editorial, 1988.

MATTELART, Armand e MATTELART, Michéle. O 
Carnaval de Imagens - a ficção na TV. São Paulo: 
Brasiliense, 1988.

MELO, José Marques de. As Telenovelas da Globo - 
produção e exportação. São Paulo: Summus 
Editorial, 1988.

RIBEIRO, Darcy. Os Brasileiros - Teoria do Brasil. 9. 
ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Outras fontes:

CARTA, Mino. Em proveito da verdade factual. 
Revista Carta Capital. São Paulo, ano IX, nº. 255, 27 
de agosto de 2003, p. 16.

GLOBO, Dicionário da. Rio de Janeiro: Rio Editora, 
2003. 

GLOBO 30 ANOS. Anúncios: Imagine trabalhar com 104  
milhões de pessoas, olhando para você e A Globo 
plimplim por plimplim. Revista Veja, São Paulo, s. v.,  
n. 35, páginas 72 - 73 e 92 93, 21 de junho de 1995.

GLOBO leva jogo-de-azar para a TV. Jornal Fio da 
História. Brasília, p. 16, 10 de junho e 1993.

73



MACHADO,  Adriana Barros. Legislação na radiofusão 
- 60 anos de manifestação de poder. Trabalho de 
conclusão do Curso de Comunicação Social, 
Habilitação em Jornalismo, PUCRS, Famecos, 1993.

MÉDICI, Emílio Garrastazu apud Uma Instituição 
nacional. Revista Retrato o Brasil, São Paulo, s. v., n.  
34, p.  401, 1985.

MENDELSKI, Rogério. Os Papéis Falsos da Globo. 
Caderno Os Colunistas. Jornal O Sul. Porto Alegre, nº.  
628, 28 de outubro de 2003, p. 1.

PINHEIRO, Wianey. O dono da notícia. Interview, São  
Paulo, s. v., n. 166, p. 95, outubro de 1993.

74


