https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/issue/feed Revista Conhecimento Online 2024-08-22T14:00:10-03:00 Prof.ª Dr.ª Jacinta Sidegum Renner jacinta@feevale.br Open Journal Systems <p><strong>Conhecimento Online</strong> é a revista eletrônica semestral de acesso aberto do Programa de Pós-Graduação em <a href="https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/programa-de-pos-graduacao-em-diversidade-cultural-e-inclusao-social" target="_blank" rel="noopener">Diversidade Cultural e Inclusão Social</a> da <a href="https://www.feevale.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Feevale</a>, com publicações desde 2009, que busca investigar interfaces entre Estado, movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias da informação, políticas públicas e inclusão social, sem perder de vista os processos de homogeneização e heterogeneização culturais, característicos das sociedades contemporâneas.</p> <p>Periódico associado à ABEC (<a href="https://www.abecbrasil.org.br/novo/" target="_blank" rel="noopener">Associação Brasileira de Editores Científicos</a>).<br />...........................................................................................................................................................................................................................<br /><strong>Principais Indexadores/diretórios: <br /></strong><a href="https://www.scopus.com" target="_blank" rel="noopener">Scopus</a> • <a href="https://www.redalyc.org/" target="_self">Redalyc</a> • <a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez310.periodicos.capes.gov.br/index.php" target="_self">Capes</a> • <a href="https://www.ebsco.com/" target="_self">Ebsco</a> • <a href="https://www.redib.org/Record/oai_revista2873-revista-conhecimento-online">Redib</a> • <a href="https://kanalregister.hkdir.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=490187">Erihplus</a> • <a href="https://doaj.org/toc/2176-8501?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%222176-8501%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D">Doaj</a> • <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=EH8Uv9oAAAAJ&amp;view_op=list_works&amp;authuser=3" target="_blank" rel="noopener">Google Scholar</a> • <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-8501">Road</a> • <a href="http://www.latindex.org/" target="_self">Latindex</a> • <a href="https://www.pergamum.pucpr.br/icap/index.php?resolution2=1024" target="_self">Icap</a> <br />............................................................................................................................................................................................................................<br /><strong><br /></strong><strong>Próximo dossiê:<br /><br /></strong><strong>• OBESIDADE<br /></strong>Envio de artigos: até 30 de outubro de 2024<br />Previsão de publicação: até 28 de março de 2025<br /><a style="background-color: #ffffff;" href="https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/announcement" target="_blank" rel="noopener">Mais detalhes neste link</a><br />............................................................................................................................................................................................................................</p> https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3849 POR QUE FALAR DE EMOÇÕES EM IDADE PRÉ-ESCOLAR? 2024-06-25T14:49:52-03:00 Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar ninigaspar@fpce.uc.pt <p>Nomear emoções é um passo desenvolvimental essencial para que as crianças em idade pré-escolar sejam capazes de se autorregular e estabelecer relações pró-sociais. Para que isso seja conseguido são essenciais ambientes de aprendizagem caracterizados por um clima emocional positivo. O programa <em>Teacher Classroom Management</em> da série <em>Incredible Years</em> dota os educadores de infância de estratégias, tais como os comentários descritivos de treino emocional, que os torna mais eficazes na promoção desses contextos de aprendizagem de qualidade para a promoção do desenvolvimento emocional das crianças. Este programa baseado na evidência foi disseminado em Portugal no âmbito do Programa Academias do Conhecimento promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Os resultados obtidos reforçam a sua efetividade na promoção do desenvolvimento de competências emocionais e sociais como a autorregulação, a obediência, relações positivas com pares e empatia, contribuindo para a importância do seu estabelecimento como uma resposta universal nos jardins de infância/escolas na procura do bem-estar e da equidade.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3850 EXPANDIR O ACESSO ÀS ARTES: BOAS PRÁTICAS DE AUDIODESCRIÇÃO EM TEMPOS DE CONFINAMENTO 2024-06-25T14:52:29-03:00 Carla Freire carla.freire@ipleiria.pt <p>A pessoa com deficiência visual vê-se, muitas vezes, privada do acesso à arte e à cultura por falta de medidas de acessibilidade que permitam a fruição deste tipo de serviços e/ou produtos. A pandemia por COVID-19 veio a transformar o mundo como o conhecíamos: as exigências derivadas dos sucessivos confinamentos, obrigaram os agentes culturais a reinventarem-se, pensando em novas formas de chegar aos diferentes públicos, o que pode contribuir para a expansão de algumas técnicas de acessibilidade, tais como a audiodescrição, descentralizando, desta forma, o acesso à arte. A audiodescrição é um dos recursos que pode contribuir para a fruição da cultura e que consiste numa técnica de acessibilidade que permite “transformar” as imagens em palavras, de forma que as pessoas com deficiência visual possam conhecer e compreender o mundo imagético que as rodeia e ao qual, normalmente, não têm acesso. Esta técnica ainda não é conhecida por todas as pessoas o que pode dificultar a expansão deste recurso e respetiva implementação. Desta forma, urge dar a conhecer o que é a audiodescrição para que mais agentes culturais a possam vir a utilizar e mais pessoas com deficiência visual possam usufruir dela. Assim, é importante divulgar exemplos de boas práticas que permitam levar a arte à casa das pessoas. O presente trabalho tem como intuito promover a reflexão sobre as potencialidades de acesso que possam ter surgido em épocas de confinamento por COVID-19 e apresentar exemplos de boas práticas de disponibilização das artes considerando a pessoa com deficiência visual.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Carla Freire https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3851 A TOMADA DE DECISÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 2024-06-25T14:55:49-03:00 Gonçalo Mota gmota@estgl.ipv.pt <p>Este artigo procura explorar o conflito latente entre as emoções e a tomada de decisão do assistente social. Argumentamos que esta relação, para além de necessária, é possível, desde que os profissionais sejam capazes de identificar e gerir as suas próprias emoções. Esta ideia de uma melhor e mais adequada atuação profissional, coincide com a perspetiva de um profissional emocionalmente competente, que consegue trabalhar num ambiente emocionalmente intenso, que está consciente dos riscos que corre e procura tomar as medidas adequadas para se proteger das eventuais consequências negativas do seu trabalho. A inteligência emocional é por isso fundamental para que o assistente social seja capaz de reconhecer e compreender os seus próprios estados emocionais e aprender com essa mesma reflexão. A nossa proposta prende-se com a inevitável sensibilização para a integração nas disciplinas de Ética e Deontologia dos ciclos de estudos em Serviço Social, de um espaço que permita a realização de atividades que promovam o auto e hétero conhecimento dos estudantes, através do desenvolvimento de competências emocionais, bem como a procura de resolução de problemas, sempre com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre a construção da tomada de decisão ética, enquanto desígnio do Serviço Social.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gonçalo Mota https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3852 EMOTIONS, ARTS AND INTERVENTION: TRENDS, SYNERGIES AND PERSPECTIVES THROUGH A BIBLIOMETRIC ANALYSIS 2024-06-25T15:24:01-03:00 William Afonso Cantú william.cantu@ipleiria.pt Sandrina Milhano sandrina.milhano@ipleiria.pt Lúcia Magueta lucia.magueta@ipleiria.pt <p>The connection between the arts, intervention and emotions promotes reflective thinking about new ways of intervening in society to improve socio-cultural relations. This article presents an analysis that seeks to understand the intersection of the concepts of intervention, arts and emotions, helping to map the relationships and scientific developments linked to these concepts. A descriptive and exploratory study was carried out using a bibliometric analysis with performance analysis and science mapping approaches to analyze scientific production on these concepts, identifying trends, influential authors, emerging themes and collaboration networks. The results of this investigation show the potential of the research field, the thematic synergies and the multidisciplinarity involved in the research, making it possible to understand the dynamism of these concepts and the impact they have on the relationship with the 'human being'. The combination of these concepts results in scattered data and less concrete relationship networks, underlining the specificity of research in this context. Through this research, it is possible to observe broad patterns in diverse subjects such as 'human', 'performance', 'art', 'education', 'emotions', 'mental health', among others, with possibilities for future application. These results seek to open doors for further research and present the most important works, the authors and the fields of action with growth potential.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 William Afonso Cantú, Sandrina Milhano , Lúcia Magueta https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3853 VALORACIÓN DE ACCIONES DE INTEGRIDAD EN LA INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA 2024-06-25T15:54:49-03:00 Ana Maria Porto Castro anamaria.porto@usc.es María Josefa Mosteiro García pepa.mosteiro@usc.es Enelina M. Gerpe Pérez emaria.gerpe@usc.es Jesús Miguel Muñoz Cantero jesus.miguel.munoz@udc.es <p>A integridade na investigação é um valor incontornável para as universidades. São várias as instituições e organizações comprometidas com a pesquisa que oferecem pautas para garantir a integridade nas diferentes ações que implica toda atividade investigadora. O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção do pessoal docente e pesquisador universitário sobre as condutas éticas que devem ser respeitadas nas pesquisas da área de conhecimento de Ciências Sociais e Jurídicas e de Ciências e evidenciar a possível existência de diferenças entre os dois ramos do conhecimento. Para dar conta destes objectivos realizou-se um estudo descritivo e aplicou-se a uma amostra de docentes universitários de três universidades públicas espanholas um questionário em linha, desenhado ad hoc para o estudo. Os resultados obtidos mostram a existência de certos comportamentos que violam a integridade na investigação científica e de diferenças significativas neste tipo de práticas entre os dois campos de conhecimento. Além disso, torna-se evidente a necessidade de acções que garantam a integridade científica nas instituições de ensino superior.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Maria Porto Castro, María Josefa Mosteiro García, Enelina M. Gerpe Pérez, Jesús Miguel Muñoz Cantero https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3854 ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO 2024-06-25T16:14:17-03:00 Manuela Sofia da Conceição Silva manuelasofia.silva@ipt.pt Maria João Sousa Santos m.joao.santos@ipleiria.pt Luís Filipe Barbeiro luis.barbeiro@ipleiria.pt <p>Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Manuela Sofia da Conceição Silva, Maria João Sousa Santos, Luís Filipe Barbeiro https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3855 “ARRELA’T A LA MÚSICA”. EL PODER TRANSFORMADOR DE LA MÚSICA CORAL 2024-06-25T16:28:25-03:00 Andrea Fernández-Barros andrea.fernandez@udl.cat Lana Kovacevic Kuc lana.kovacevic@udl.cat <p>Este estudio resalta el potencial del arte como un poderoso motor para promover la inclusión y, por ende, impulsar la transformación social. El objetivo principal de este estudio radica en evaluar el impacto de un proyecto de música coral comunitaria que involucra a personas sin hogar, voluntarios, estudiantes de educación y profesores universitarios. A través de un enfoque cualitativo de estudio de caso único que emplea entrevistas, cuestionarios y observaciones, la investigación revela el poder transformador de la música coral en esta iniciativa. Los resultados muestran cómo los participantes en riesgo de exclusión social experimentan mejoras en la autoestima, habilidades interpersonales fortalecidas y un sentido de pertenencia reforzado. Asimismo, los estudiantes de educación desarrollan sus habilidades comunicativas y sociales en un entorno colaborativo. Estos beneficios trascienden el caso específico, proporcionando resultados significativos para educadores, responsables políticos y organizaciones comunitarias que buscan emplear la música como herramienta para promover un cambio positivo en la educación y la inclusión social. En última instancia, este estudio resalta la importancia de cultivar valores fundamentales para la convivencia, abogando por el arte como un motor poderoso para el cambio social y fomentando competencias como la inclusión y la adaptabilidad dentro de la comunidad educativa.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Andrea Fernández-Barros , Lana Kovacevic Kuc https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3856 ON CHINESE STUDENTS NAVIGATING INTERCULTURAL AND EMOTIONAL BORDERS IN TESOL CLASSES IN A PORTUGUESE POLYTECHNIC 2024-06-25T16:46:36-03:00 Mark Daubney mark.daubney@ipleiria.pt <p>This study, part of a larger project exploring the multiple impacts that a one-year study abroad programme at a Portuguese higher education institution had on Chinese students, looks at how these students perceived and managed their experiences both in and outside the classroom. This paper focuses on their classroom experience, and has two central aims: firstly, to explore how this study abroad programme impacted students; secondly, to explore preconceptions identified in the literature regarding Chinese students which might constrain the mindsets and behaviour of Portuguese teachers and students towards these. The results of this qualitative study – deploying exploratory practice and a combined longitudinal and ethnographic approach – point to how a key experience of these Chinese students was learning how to navigate multiple borders – linguistic, cultural, political, and emotional – in an immersive language setting.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Mark Daubney https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3857 EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: UMA VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ARTÍSTICA ENTRE PARES 2024-06-25T17:00:56-03:00 Jenny Gil Sousa jenny.sousa@ipleiria.pt Cristiana Pizarro Madureira cristiana.madureira@ipleiria.pt Patrícia Ferreira da Silva patricia.ferreira@atlaspeoplelikeus.org Sara Isabel Silva Dias secretariado.leiria@atlaspeoplelikeus.org <p>Este texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa.&nbsp; Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jenny Gil Sousa , Cristiana Pizarro Madureira, Patrícia Ferreira da Silva, Sara Isabel Silva Dias https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3859 NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL 2024-06-25T17:35:11-03:00 Joana Catela maria.j.teixeira@ipleiria.pt Sara Mónico sara.lopes@ipleiria.pt <p>Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joana Catela, Sara Mónico https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3861 A DANÇA COMO ESTRATÉGIA DE AUTOCUIDADO PROFISSIONAL EM CUIDADOS PALIATIVOS 2024-06-26T11:24:19-03:00 Deolinda Leão deoleon@hotmail.com Carla Ribeirinho cribeirinho@iscsp.ulisboa.pt <p>O investimento no autocuidado é fundamental para alcançar uma harmonia saudável entre a vida pessoal e profissional dos profissionais da área dos cuidados paliativos. As danças circulares são uma prática integrativa, que consciencializa para uma visão sobre a pessoa, o mundo e a relação com o outro. Compreender-se a si mesmo implica explorar pensamentos, emoções e sentimentos, muitas vezes, manifestados pela expressão corporal. Foi este o mote do projeto da Comunidade de Prática em Cuidados Paliativos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, para o desenvolvimento de um momento formativo, através das danças circulares como estratégia para a promoção da saúde física e emocional. Foram objetivos estimular reflexões e partilhas sobre autoconhecimento e autocuidado; promover a aprendizagem da diferenciação entre pensar, sentir e agir; clarificar o propósito das emoções e sua manifestação corporal e acolher a vulnerabilidade. Participaram 17 profissionais e 2 estudantes da área da saúde, das ciências sociais e comportamentais. As danças circulares revelaram-se uma ferramenta de intervenção educativa e social com potencial, contribuindo para uma maior humanização do autocuidado individual e coletivo, resgatando valores humanos fundamentais através da expressão corporal e emocional e do autoconhecimento.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Deolinda Leão, Carla Ribeirinho https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3862 A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL À LUZ DOS DEBATES PARLAMENTARES DA I REPÚBLICA (1911) E DO ESTADO NOVO (1935) 2024-06-26T11:30:42-03:00 Dina Catarina Duarte Alves dina.alves@ipleiria.pt <p>À educação têm sido assinaladas finalidades específicas com o objetivo de viabilizar um projeto de sociedade conforme à ideologia que o elabora. Em Portugal, a I República (1910-1926) e o Estado Novo (1933-1974) constituem dois períodos em que a educação mais vinculada se encontra a um projeto de sociedade, pelo que fortemente interpenetrada da ideologia política e suas finalidades. Deles, irá emergir com uma força sem precedentes uma nova conceção do homem português, do seu papel, da sua moral e virtudes. A educação será o instrumento da realização desse ideário. O presente texto tem como objetivo alargar o conhecimento sobre a educação em Portugal à luz da forma como esta era vista e discutida pelas elites governativas nos debates parlamentares dos anos iniciais dos dois regimes, perscrutando os temas da esfera educativa levados ao hemiciclo e quais os posicionamentos e propostas daí resultantes. Conclui-se que na I República, a diversidade e profundidade das opiniões era substancialmente maior que no Estado Novo, no qual o confronto de posições divergentes era praticamente inexistente. Neste último, em intervenções de cariz maniqueísta, critica-se a I República (os “maus”) e os malefícios que esta, com a sua educação libertária, trouxera aos portugueses, deturpando os sólidos valores e a moral que o regime de Salazar (os “bons”) defendia. Na I República, o debate era alimentado pelo multipartidarismo e por diferentes visões sobre a educação e o seu papel na formação do cidadão, em intervenções inflamadas e ricas em figuras de estilo.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Dina Catarina Duarte Alves https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3863 INTERACTIVE INSTALLATION AND PORTUGUESE FEMINISTS 2024-06-26T11:48:18-03:00 Sílvia Barros Pinto silvia.pinto@ipleiria.pt Nelson Zagalo nzagalo@ua.pt <p>The <em>Checkers Game</em> installation wanted to create a space for reflection on issues that focused on the violation of human rights, particularly the violation of women's rights. For the development of the project, the reality to be contemplated was delimited and, in this sense, an illustration of the framework of feminism in the Portuguese context of the late 19th and 20th centuries was drawn up. The installation interface, which merged the real world with the virtual world, since the tangible component of the installation platform consists of a cube and four game pieces and it is combined with a digital component, that consists of two projections associated with the sound element that prevail during the performance. This interactive installation assumes the participation of two participants who interact with each other and a computer system, that truck the participants movements activating a set of choices and actions and/or images corresponding to a previously established narrative sequence. This sensory component is achieved using a computer vision system. The computer applications implemented use the Processing language together with the OPENCV, Serial and ESS libraries. This empirical study employed a multimethodological framework known as the Development Methodology. The adopted methodology consisted of carrying out four interaction sessions, followed by the completion of an interaction assessment questionnaire.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Sílvia Barros Pinto, Nelson Zagalo https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3858 RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE POLÍTICA E ARTES NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2024 EM PORTUGAL: ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS 2024-06-25T17:14:21-03:00 Susana Sardinha Monteiro susana.monteiro@ipleiria.pt Catarina Mangas catarina.mangas@ipleiria.pt Sofia Felício Caseiro sofia.caseiro@ipleiria.pt <p>Num período de grande instabilidade política, marcado pela dissolução da Assembleia da República e pela convocação de eleições legislativas antecipadas, propusemo-nos aferir a importância das artes no discurso político em Portugal, refletida nos programas eleitorais dos partidos políticos e/ou coligações que concorreram às eleições legislativas de 10 de março de 2024. A análise circunscreve-se aos programas eleitorais dos partidos e/ou coligações com representação parlamentar na XV Legislatura (2022-2024) e que se apresentaram como candidatos às eleições de março de 2024. Os preditos programas foram descarregados dos <em>websites</em> oficiais às 23h55 do dia 24 de fevereiro, véspera do início da campanha eleitoral. A análise do discurso considerou um conjunto de vocabulário específico no seu contexto de ocorrência, relacionando o léxico usado nas produções textuais com variáveis categoriais, o que permitiu descrever as diferentes abordagens nesta matéria, comparando-as. Conclui-se, a partir do estudo, que todos os partidos/coligações analisados consideram as artes e a cultura nos respetivos manifestos eleitorais, variando, contudo, no foco e na solidez das propostas. As abordagens confluem na necessidade de garantir um apoio financeiro às artes, e incluem medidas como a descentralização e a acessibilidade, o ensino artístico e o apoio aos profissionais do setor.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Susana Sardinha Monteiro , Catarina Mangas, Sofia Felício Caseiro https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3864 COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA) 2024-06-26T13:26:07-03:00 Leonel Brites leonel.brites@ipleiria.pt Inês Conde ines.conde@ipleiria.pt Nuno Correia de Brito nuno.brito@ipleiria.pt <p>Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3866 LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS 2024-06-26T14:07:41-03:00 Catarina Menezes catarina.menezes@ipleiria.pt Maria José Gamboa mjgamboa@ipleiria.pt Marta Oliveira marta.s.oliveira@ipleiria.pt <p>A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o <em>podcast</em>, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto <em>Contrakapa</em>, um <em>podcast </em>sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos <em>podcasts </em>já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura.&nbsp; Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o <em>podcast</em>? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Catarina Menezes, Maria José Gamboa, Marta Oliveira https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3677 EXPEDIENTE 2024-02-15T13:10:13-03:00 Mauricio Barth mauricio@feevale.br <p>Expediente</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Mauricio Barth https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/3678 APRESENTAÇÃO 2024-02-15T13:10:52-03:00 Jacinta Sidegum Renner jacinta@feevale.br <p>Apresentação.</p> 2024-08-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Mauricio Barth