PERCEPÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PROJETO “FUTSAL SOCIAL”: CONTRIBUIÇÕES PARAS JOVENS EM VULNERABILIDADE

Autores

  • Elisandro Klauck Universidade Feevale
  • Alexandre José Höher Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.85

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal analisar o atendimento do projeto de extensão universitária Futsal Social para jovens em vulnerabilidade social, a partir dos relatos de universitários que nele atuam, bem como dos registros em documentos oficiais do referido projeto. Contextualizouse que nas últimas décadas se ampliou o debate sobre as políticas sociais, no contexto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade brasileira, e que os Projetos Sociais subveniados pelas Políticas Públicas e práticas extensionistas se apresentam como alternativa para uma atuação mais localizada no âmbito dos jovens em situação de exclusão social. A metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo descritivo, tendo como instrumentos de coleta documentos de um Projeto Socioesportivo e entrevistas semiestruturadas aplicadas com quatro instrutores do Projeto. Destacouse na análise que, apesar das grandes conquistas obtidas pelo projeto no atendimento aos jovens em vulnerabilidade, verifica-se, na prática, que as dificuldades que afligem a infância e a juventude ainda são muito maiores do que os programas elaborados para atendê-los, gerando muitos desafios a serem vencidos, recaindo sobre as ações das políticas públicas um novo entendimento. Os avanços no projeto analisado são muito recentes e estão associados aos atendimentos para além das quadras esportivas, envolvendo as famílias e as escolas dos jovens. Assim, propostas nas aulas são de uma ideia em que prevalecem a cooperação e o trabalho em equipe; um fato importante para qualquer projeto social por meio do esporte é que deve tomar cuidado para que não se fixe somente dentro da quadra ou do campo, mas que se preocupe com os indivíduos nos ambientes externos ao do projeto.

Palavras-chave: Vulnerabilidade social. Jovens. Projeto social. Contribuições.

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Publicado

2015-05-06

Como Citar

Klauck, E., & Höher, A. J. (2015). PERCEPÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PROJETO “FUTSAL SOCIAL”: CONTRIBUIÇÕES PARAS JOVENS EM VULNERABILIDADE. Revista Conhecimento Online, 1, 23–34. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.85

Edição

Seção

Artigos Livres