RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE POLÍTICA E ARTES NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2024 EM PORTUGAL: ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS

Autores

  • Susana Sardinha Monteiro Instituto Politécnico de Leiria
  • Catarina Mangas Instituto Politécnico de Leiria
  • Sofia Felício Caseiro Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3858

Palavras-chave:

Política, Eleições legislativas, Constituição da República Portuguesa, Programas eleitorais, Análise do discurso

Resumo

Num período de grande instabilidade política, marcado pela dissolução da Assembleia da República e pela convocação de eleições legislativas antecipadas, propusemo-nos aferir a importância das artes no discurso político em Portugal, refletida nos programas eleitorais dos partidos políticos e/ou coligações que concorreram às eleições legislativas de 10 de março de 2024. A análise circunscreve-se aos programas eleitorais dos partidos e/ou coligações com representação parlamentar na XV Legislatura (2022-2024) e que se apresentaram como candidatos às eleições de março de 2024. Os preditos programas foram descarregados dos websites oficiais às 23h55 do dia 24 de fevereiro, véspera do início da campanha eleitoral. A análise do discurso considerou um conjunto de vocabulário específico no seu contexto de ocorrência, relacionando o léxico usado nas produções textuais com variáveis categoriais, o que permitiu descrever as diferentes abordagens nesta matéria, comparando-as. Conclui-se, a partir do estudo, que todos os partidos/coligações analisados consideram as artes e a cultura nos respetivos manifestos eleitorais, variando, contudo, no foco e na solidez das propostas. As abordagens confluem na necessidade de garantir um apoio financeiro às artes, e incluem medidas como a descentralização e a acessibilidade, o ensino artístico e o apoio aos profissionais do setor.

Biografia do Autor

Susana Sardinha Monteiro , Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Direito pela Universidad de Extremadura, Espanha,  Mestre em Ciências Jurídico-Comunitárias pela Universidade Católica Portuguesa e licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa. É professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico  de Leiria e professora adjunta convidada na Coimbra Business School do Instituto Politécnico de Coimbra. Investigadora Integrada no Instituto Jurídico Portucalense - Polo de Leiria e investigadora colaboradora no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI)  tem como principais áreas de investigação o Direito da União Europeia e a Resolução Alternativa de conflitos, áreas em que tem publicado diversos artigos em livros e revistas e participado em conferências, de âmbito nacional e internacional.

Catarina Mangas, Instituto Politécnico de Leiria

Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), sendo membro integrado do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação. Na sua formação conta com um Doutoramento em Ciências da Educação–Formação de Professores, um Mestrado em Supervisão, uma pós-graduada em Educação Especial e uma especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem, tendo realizado a sua licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo. As suas áreas de interesse incluem as Ciências da Educação, as Ciências da Linguagem e da Comunicação e o estudo da Inclusão e Acessibilidade. Tem, neste âmbito, participado em projetos, apresentado comunicações, escrito e revisto artigos científicos e orientado diversos trabalhos académicos.

Sofia Felício Caseiro , Instituto Politécnico de Leiria

Sofia Felício Caseiro é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre, pela mesma instituição, em Ciências Jurídico-Políticas com menção em Direito Internacional Público e Direito Europeu. Em 2018, publicou a monografia “Portugal e a Proteção de Internacional de Direitos Humanos” , em 2020 foi co-autora da obra“Annotations on Legal Documents on Islam in Europe: Portugal” e em 2023 co-editou “Alternatives to populism from a Human Rights Perspective”. É formadora em Igualdade de Género, Direito do Trabalho e Proteção de Dados. Atualmente exerce funções como Assistente Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e é estudante do Programa de Doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedade Contemporâneas na Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Monteiro , S. S., Mangas, C., & Caseiro , S. F. (2024). RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE POLÍTICA E ARTES NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2024 EM PORTUGAL: ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3858