RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE POLÍTICA E ARTES NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2024 EM PORTUGAL: ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROGRAMAS ELEITORAIS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3858Palavras-chave:
Política, Eleições legislativas, Constituição da República Portuguesa, Programas eleitorais, Análise do discursoResumo
Num período de grande instabilidade política, marcado pela dissolução da Assembleia da República e pela convocação de eleições legislativas antecipadas, propusemo-nos aferir a importância das artes no discurso político em Portugal, refletida nos programas eleitorais dos partidos políticos e/ou coligações que concorreram às eleições legislativas de 10 de março de 2024. A análise circunscreve-se aos programas eleitorais dos partidos e/ou coligações com representação parlamentar na XV Legislatura (2022-2024) e que se apresentaram como candidatos às eleições de março de 2024. Os preditos programas foram descarregados dos websites oficiais às 23h55 do dia 24 de fevereiro, véspera do início da campanha eleitoral. A análise do discurso considerou um conjunto de vocabulário específico no seu contexto de ocorrência, relacionando o léxico usado nas produções textuais com variáveis categoriais, o que permitiu descrever as diferentes abordagens nesta matéria, comparando-as. Conclui-se, a partir do estudo, que todos os partidos/coligações analisados consideram as artes e a cultura nos respetivos manifestos eleitorais, variando, contudo, no foco e na solidez das propostas. As abordagens confluem na necessidade de garantir um apoio financeiro às artes, e incluem medidas como a descentralização e a acessibilidade, o ensino artístico e o apoio aos profissionais do setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Susana Sardinha Monteiro , Catarina Mangas, Sofia Felício Caseiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.