FLEXIBILIZANDO BENEFÍCIOS COMO GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.267Resumo
Este artigo, com base em um estudo de caso, salienta a importância dos benefícios para Gestão Estratégica de Pessoas e sugere uma alternativa ao processo, a Flexibilização dos Benefícios. Ao longo do texto, são apresentados os referenciais teóricos que contribuem para a sustentação da análise de caso e auxiliam na sugestão de uma proposta estratégica e flexível de concessão de benefícios, respeitando a legislação vigente e com foco no atendimento das necessidades individuais de cada colaborador. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e que teve como objetivo, a análise do plano de benefícios vigente na SICREDI Nordeste - RS e a sugestão das formas possíveis de implementação de um Programa Flexível de Benefícios. Para tanto, foi identificado o plano atual de benefícios da empresa, observado os percalços legais na implementação de um programa de benefícios flexíveis e sugerido um novo plano que privilegiasse o colaborador, flexibilizando suas escolhas. De forma geral, pode-se afirmar que, a Flexibilização dos Benefícios contribui para o alinhamento das estratégias da organização e do RH com vistas a atender as expectativas e as necessidades individuais dos funcionários através das suas próprias escolhas.
Palavras-chave: Benefícios. Estratégia. Gestão de Pessoas. Benefícios Flexíveis. Escolha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.