ADOLESCÊNCIA: CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.263Resumo
O presente artigo surgiu da necessidade de compreender como se constitui a identidade dos sujeitos. Através do desejo de adquirir novo saberes e vislumbrar a influência que os grupos sociais possuem nesta formação, busca-se por referenciais teóricos psicopedagógicos e psicanalíticos acerca da importância que os mesmos desempenham na adolescência. Apresentam-se recortes de um estudo de caso clínico, cujo paciente estava adolescendo, ou seja, estruturando sua identidade, buscando relações sociais fora do ambiente familiar e vivenciando experiências únicas. Honrando a ética necessária a todo trabalho psicopedagógico e visando o sigilo da identidade do paciente, utilizou-se um nome fictício ao citar o mesmo. Dessa forma, sendo a adolescência uma fase crucial no desenvolvimento integral do sujeito, bem como de sua personalidade e identidade, volta-se o olhar sobre este período, a fim de encontrar respostas para os questionamentos que surgiram ao longo dos atendimentos psicopedagógicos.
Palavras-chave: Adolescência. Grupos. Identidade. Psicopedagogia.
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