EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRONERA - UMA POLÍTICA EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.236Resumo
Neste texto, resgatamos algumas questões de ensino relacionadas à história e à educação do campo atreladas a fatores políticos, culturais e sociais que, de alguma forma, influenciam os processos históricos da produção dos saberes. Tecemos algumas análises referentes ao trabalho no campo, como a expressão da desigualdade social, que se manifesta nas diversas formas de produção, de atividade e de sujeitos que vivem ou trabalham nessa área; no campo da educação, relatamos a necessidade da realização de políticas públicas que priorizem a educação desse povo, sendo necessária a construção de formas, espaços e relações diferenciadas com base na articulação entre o trabalho e o estudo, uma vez que esse povo consegue desenvolver um saber eminentemente prático, articulando a educação recebida na escola com outros conhecimentos (topografia, solo, clima, etc.); e, por último, abordamos o surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, por meio dos movimentos sociais, como uma alternativa justa e salutar aos modelos de ensino e educação, empregando metodologias de ensino específicas à realidade sociocultural da população camponesa e, assim, valorizando a sua diversidade cultural.
Palavras-chave: Trabalho no campo. Educação no campo. PRONERA. Educação semipresencial.
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