POBREZA E ASSISTÊNCIA SOCIAL: OS MARCOS DE UMA POLÍTICA DE ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.227Resumo
Resultado de estudos realizados no Mestrado em Inclusão Social, na Universidade Feevale/RS, o presente texto, na forma de um ensaio, apresenta uma reflexão em torno da implantação e da consolidação da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único da Assistência Social no Estado brasileiro. Parte de uma breve análise da realidade da pobreza e da distribuição de renda no Brasil para, a partir daí, discutir o mote da construção de um estado de bem-estar social. Sugere como sendo um grande desafio à consolidação da política a avaliação da sua eficácia e a efetividade social, apresentando-as como estratégias que permitem medir como determinados segmentos sociais têm se apropriado das ações e serviços prestados.
Palavras-chave: Pobreza. Direito. Assistência social. Política pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.