MODELO OPERÁRIO ITALIANO PARA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE HUMANA NAS INDÚSTRIAS CURTIDORAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.225Resumo
A saúde humana pode ser prejudicada pelas alterações das condições ambientais em consequência da produção industrial, manifestando-se através de eventos imediatos ou de longo prazo, de acordo com o tempo de exposição e da concentração dos poluentes. O objetivo é avaliar a percepção dos riscos à saúde humana nos trabalhadores e ex-trabalhadores nas indústrias curtidoras de um município da região do Vale do Rio dos Sinos, utilizando como base de estudo o Modelo Operário Italiano para Avaliação dos Riscos. A população estudada foi a de trabalhadores e ex-trabalhadores, abordados nas áreas externas às indústrias curtidoras. As relações entre saúde e ambiente implicaram questões teóricas e práticas, as quais foram analisadas e avaliadas através das técnicas de pesquisa escolhidas para a investigação, com o propósito de relatar, avaliar e elucidar as percepções dos sujeitos quanto aos agravos à saúde. Os sujeitos percebem os riscos para os agravos, através de suas crenças e seus valores, porém seu comportamento não condiz com as formas de prevenção e os cuidados com sua saúde no ambiente de trabalho, onde os riscos para os danos estão presentes em todas as etapas dos processos produtivos das indústrias curtidoras do município estudado.
Palavras-chave: Saúde humana. Indústria curtidora. Percepção dos riscos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.