ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E A CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA EM PARTICIPANTES VINCULADOS AO EVENTO NH NO SEU BAIRRO DURANTE O ANO DE 2011
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.224Resumo
O Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência da cintura (CC) acima dos padrões recomendados são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e metabólicas. O avanço do sedentarismo e a opção por dietas ricas em açúcares e gorduras, combinados, podem estar afetando o bem-estar e a saúde de indivíduos da região do Vale dos Sinos. Tendo em vista esses aspectos, a Universidade Feevale participa de um projeto que atende a população durante o evento NH no seu Bairro, apresentando o objetivo de avaliar a estatura, o peso e a CC. Estudo quantitativo de caráter transversal, com amostra de 53 indivíduos, 15 (28,30%) do sexo masculino e 38 (71,69%) do sexo feminino. Constatou-se que 53,33% dos homens se encontravam com sobrepeso, no entanto, 69,23% apresentaram valores < 102 cm de CC. Das 38 mulheres avaliadas, 39,47% foram classificadas com peso normal e a maioria 71,05% obteve média de CC > 88 cm. A ocorrência de excesso de peso (EP) – soma de sobrepeso e obesidades - foi alta. Em relação à CC, mais da metade da amostra (60,37%) apresentou fator de risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardíacas e metabólicas.
Palavras-chave: Índice de Massa Corporal. Circunferência da Cintura. NH no seu Bairro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.