MODA, CONFORTO E INOVAÇÃO NO VESTUÁRIO DE MULHERES IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2234Palavras-chave:
Moda, Idosas, Nanotecnologia, InovaçãoResumo
O envelhecimento populacional mundial é uma realidade e, segundo a ONU, em 2025 o Brasil será o 6º país com mais velhos no mundo, além disso, aumenta cada vez mais o número de mulheres na população idosa economicamente ativa. A partir deste cenário, este artigo tem como objetivo principal identificar os problemas relacionados ao vestuário apresentados por mulheres idosas e propor uma coleção de moda que apresente soluções e inovações tecnológicas de tecidos para a indumentária deste público. O procedimento técnico utilizado foi de revisão bibliográfica e pesquisa de campo não probabilística, com abordagem quantitativa e análise qualitativa realizada por meio de entrevistas com 78 mulheres acima de 60 anos. O envelhecimento populacional, as mudanças físicas causadas pela idade, a moda para este público e o design inclusivo com o uso de tecidos nanotecnológicos inteligentes são alguns assuntos abordados nessa pesquisa. Os resultados obtidos pela pesquisa permitem compreender que o mercado da moda brasileira não está suficientemente preparado para atender as demandas e preferências das mulheres idosas e que as mesmas ainda têm preconceito em relação à utilização de tecidos tecnológicos no dia a dia.
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