TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS

Autores

  • Liliane Elise Souza Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amanda Almeida de Oliveira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Manuela Almeida Santos da Figueira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Rui Manuel Rodrigues Pereira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Cíntia Inês Boll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2116

Resumo

RESUMO
As anomalias craniofaciais constituem um grupo diverso e complexo de defeitos congênitos impondo um significativo impacto sobre a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sua família. Nesta realidade, o fonoaudiólogo apresenta-se como profissional indispensável no processo de reabilitação, todavia, a formação do mesmo não predispõe dos conhecimentos necessários para uma visão integral do portador da anomalia. Este estudo tem por objetivo, portanto, discutir a utilização das Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem de estudantes e profissionais, levando-se em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade.
Palavras-chave: Anomalia Craniofacial. Educação Permanente. Educação em Saúde. Tecnologia em Saúde.

 

ABSTRACT
Craniofacial anomalies constitute a diverse and complex group of birth defects that have a significant impact on the quality of life of individuals and their families. In this reality the speech therapist is presented as an indispensable professional in the rehabilitation process, however, the training of the same do not predispose the knowledge necessary for an integral view of the patient with the anomaly. Therefore, this study aims to discuss the use of Digital Technologies as mediators in the learning of students and professionals, taking into account the changes in social interactions in contemporary society that contribute to the constitution of subjectivity.
Keywords: Craniofacial Abnormalities. Education Continuing. Health Education. Biomedical Technology.

Biografia do Autor

Liliane Elise Souza Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS

Amanda Almeida de Oliveira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Fonoaudióloga. Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Rui Manuel Rodrigues Pereira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Coordenado do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do Imip (CADEFI/IMIP). Doutor em Medicina- USP

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

Neves, L. E. S., Oliveira, A. A. de, Figueira, M. A. S. da, Pereira, R. M. R., & Boll, C. I. (2020). TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Revista Conhecimento Online, 2, 92–107. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2116