INCIDÊNCIA E CAUSAS DO ABANDONO DOS ASMÁTICOS DO PROJETO DE EXTENSÃO EM REABILITAÇÃO PULMONAR – COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA?

Autores

  • Tais Cristina Hilger Universidade Feevale
  • Eduarda Sthefanie Mittelstadt Universidade Feevale
  • Briane da Silva Leite Universidade Feevale
  • Júlio César Carrer Universidade Feevale
  • Suzana de Fátima Vettorazzi Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.211

Resumo

A asma é considerada uma doença crônica, de gravidade variável e alta prevalência. Diversos segmentos que prestam assistência a esses pacientes vêm pleiteando políticas públicas eficazes que viabilizem tratamento efetivo, de qualidade e centrado no indivíduo dentro de seu contexto social. Baseados nesses pressupostos, instituímos em nossa Universidade um programa de treinamento físico e educacional. O objetivo desse trabalho foi identificar o percentual e as causas de abandono do projeto. Tratou-se de um estudo transversal com paradigma quantitativo realizado no banco de dados e nos prontuários do projeto. Foram incluídos 57 indivíduos, sendo 45 (79%) do gênero masculino e 12 (21%) do feminino, com idade média de 9.62±2,78 anos. Identificamos 21 (36%) casos de abandono. As causas foram: desinteresse, indisponibilidade dos pais e cuidadores, mudança de cidade e indeterminada. Ao analisar os resultados obtidos, concluímos que alterações na sistemática do projeto poderiam ser implantadas, tais como, diminuir de duas para uma vez na semana as atividades físicas e intensificar a parte educativa.
Palavras Chave: Asma. Reabilitação pulmonar. Abandono.

Downloads

Como Citar

Hilger, T. C., Mittelstadt, E. S., Leite, B. da S., Carrer, J. C., & Vettorazzi, S. de F. (2015). INCIDÊNCIA E CAUSAS DO ABANDONO DOS ASMÁTICOS DO PROJETO DE EXTENSÃO EM REABILITAÇÃO PULMONAR – COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA?. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.211

Edição

Seção

Artigos Livres