REFLEXÕES ACERCA DE CONFLITOS DE INTERESSES NAS AÇÕES EDUCATIVAS PROMOVIDAS NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DESENVOLVIDA COM IDOSOS

Autores

  • Everton Massaia Universidade Feevale
  • Evelyn Catheryne Notoya Mendes Universidade Feevale
  • Liane Paim de Castro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.197

Resumo

O projeto de extensão Atenção Interdisciplinar à Saúde do Idoso busca, por meio de educação em saúde, fomentar reflexões sobre a prevenção de doenças e manutenção da saúde no processo de envelhecimento. Os temas abordados devem atingir a expectativa do grupo, fazendo-o abarcar com iniciativas, mudanças de comportamento e intervenções individuais e coletivas. O objetivo deste estudo foi avaliar a interferência dos interesses individuais e coletivos nas ações educativas promovidas no projeto. Trata-se de um estudo descritivo observacional qualitativo. Os instrumentos utilizados foram observações e diários de campo. O grupo de beneficiados mescla sujeitos de idades diferentes e realizam atividade artesanal de caráter econômico. Após dezoito meses de convivência, pode-se perceber que o grupo não estabeleceu vínculo com a proposta do projeto e que os extensionistas interferiam na rotina do grupo. Portanto, as estratégias executadas foram revisadas e foi promovida uma reflexão entre todos sobre o conflito de interesses que se instalou ao longo do processo. Considerando estes fatores, optou-se por uma pausa nas ações para redimensionar a prática e viabilizar os objetivos do projeto. Dessa forma, é possível desconstruir para reconstruir outros conhecimentos com intuito de aproximar as realidades e os interesses de todos os envolvidos.
Palavras-chave: Saúde do idoso. Idoso. Educação em saúde. Envelhecimento.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Massaia, E., Mendes, E. C. N., & Castro, L. P. de. (2014). REFLEXÕES ACERCA DE CONFLITOS DE INTERESSES NAS AÇÕES EDUCATIVAS PROMOVIDAS NUM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DESENVOLVIDA COM IDOSOS. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.197

Edição

Seção

Artigos Livres