ATIVIDADE ANTICÂNCER IN VITRO DE TEDANIA IGNIS (PORÍFERA: DEMOSPONGIAE) EM CÉLULAS PC-3
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.196Resumo
O ambiente marinho é uma das principais fontes de novas entidades bioativas. Há poucos estudos sobre o potencial biotecnológico de organismos marinhos do litoral Nordeste Brasileiro. Esse estudo objetivou verificar o efeito citotóxico de um extrato aquoso da espécie Tedania ignis sobre a linhagem celular de câncer de próstata PC-3. Para tal, amostras da esponja foram colhidas na praia da Baixa Grande, litoral oeste do Rio Grande do Norte, Brasil. Células PC-3 foram tratadas com extrato aquoso de Tedania ignis em 3 diferentes concentrações (1000, 500 and 100 μg / mL). A viabilidade celular foi determinada pelo MTT e teste de exclusão pelo corante vital azul de tripan. As concentrações de 500 μg/mL e 100 μg/mL do extrato demostraram efeito citotóxico e antiproliferativo sobre a linhagem PC-3, já a concentração de 1000 μg/mL mostrou atividade levemente citotóxica. Conclui-se que o extrato de Tedania ignis apresenta potencial biotecnológico e atividade anticâncer in vitro.
Palavras-chave: Anticâncer. Citotoxicidade. Esponja. Próstata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.