O FENÔMENO SOCIOCULTURAL NO EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO OBSERVACIONAL DO FILME “SANEAMENTO BÁSICO”

Autores

  • Johnnata Cavalcante Silva Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1783

Resumo

O Cinema utiliza de discursos e apelos visuais, dentre outras técnicas de convencimento do espectador, para a representação de realidades propositalmente construídas com a finalidade de contar e apresentar uma ordem cronológica e coerente de fatos e acontecimentos. Abdala (2009) corrobora que a narrativa fílmica desenvolve-se analogamente ao mundo real, ou seja, é capaz de construir e apresentar as forças sociais que interagem entre si, assim como acontecimentos históricos, representando um novo ponto de vista sobre a realidade. Dessa forma, essa pesquisa objetiva caracterizar os empreendedorismos social e cultural, por meio do estudo observacional do filme Saneamento Básico. Os dados foram coletados por meio da observação indireta, referentes aos comportamentos e atitudes empreendedoras verbalizadas e não verbalizadas das personagens do filme analisado. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados levantados, conforme Bardin (1997). Portanto, nesse estudo, a percepção dos benefícios gerados pela inciativa empreendedora nos campos cultural e social evidencia a importância do estudo desses fenômenos para o crescimento do entendimento e do fomento ao empreendedorismo no ambiente econômico nacional.
Palavras-chave: Empreendedorismo social. Empreendedorismo cultural. Estudo observacional. Análise fílmica.

ABSTRACT
The cinema uses speeches and visual appeals, among others techniques of viewer’s convincing for the representation of realities purposely built with a finality to tell and present a chronological and coherent order of facts and events. Abdala (2009) corroborates that a filmic narrative develops herself analogously the real world, in other words, is capable of build and presents the social forces that interact with each other, as well as historical events, representing a new point of view about the reality. In this way, that research has as objective characterize the social and cultural entrepreneurship, using an observational study of the movie Basic Sanitation. The dates were collected through the indirect observation related to the entrepreneurial behaviors and attitudes, verbalized and not verbalized of the reviewed movie characters. The content analysis were used for the dates treatment, as said Bardin (1997). Therefore, in that study, the perception of the benefits generated by the entrepreneurial initiative in the social and cultural fields shows the importance of the study of these phenomena to the growth of the understanding and the entrepreneurship development in the national economic environment.
Keywords: Social entrepreneurship. Cultural entrepreneurship. Observational study. Filmic Analysis.

Biografia do Autor

Johnnata Cavalcante Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Silva, J. C., & Moreira, M. Z. (2020). O FENÔMENO SOCIOCULTURAL NO EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO OBSERVACIONAL DO FILME “SANEAMENTO BÁSICO”. Revista Conhecimento Online, 1, 70–89. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1783

Edição

Seção

Artigos Livres