A LINGUAGEM CORPORAL DE MOVIMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • Luana Zanotto Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-1877-4170
  • Bruno Martins Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1771

Resumo

O presente artigo relata as aprendizagens oriundas de um curso de formação de curta duração sobre a linguagem corporal de movimento e a Educação Infantil. Objetivou socializar os saberes e fazeres docentes para organizar a proposição de atividades lúdicas corporais em práticas pedagógicas. Conduzido por professores de Educação Física para pedagogas, a formação resultou na vivência de atividades e momentos de compreensão da linguagem corporal aliada à ludicidade, além de reflexões sobre como torná-la mais significativa nas intervenções pedagógicas. A análise da formação revelou o apreço das participantes em reconhecer as potencialidades das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. Conclui-se com reflexões em torno das práticas pedagógicas de caráter lúdico que possam ser usufruídas na infância. Ademais, com percepções sobre o modo como ocorre a formação inicial e continuada de pedagogos para o trato pedagógico da motricidade infantil, que prescinde ações diferenciadas e contextualizadas ao perfil docente que lida com a infância.
Palavras-chave: Formação docente. Educação física escolar. Pedagogia. Educação infantil.

ABSTRACT
This article reports the learning from short duration training about movement body language and the children education. It aimed to socialize the teacher’s knowledge and skills to organize the proposition of body playful activities in the pedagogical practices. From Physical Education teachers to educators, the training showed the practice of activities and created comprehension of body language combined with playfulness, as well as reflections on how to make it more meaningful in pedagogical interventions. The training analyzes showed the participants’ appreciation for recognizing the potential of play in children’s development. It ended with reflections on the playful pedagogical practices that can be enjoyed in childhood. Moreover, it was finished with perceptions about the way of educator’s basic training and continued education for acting children’s motricity, that require differentiated and contextualized actions to the childcare workers profile.
Keywords: Teacher training. School physical education. Pedagogy course. Children education.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Educação Física.

Bruno Martins Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Educação Física.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Educação Escolar. Licenciado em Educação Física.

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

Zanotto, L., Ferreira, B. M., & Alves, F. D. (2020). A LINGUAGEM CORPORAL DE MOVIMENTO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Revista Conhecimento Online, 1, 49–69. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1771

Edição

Seção

Artigos Livres