CONHECIMENTO DO CLIENTE SOBRE A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.169Resumo
Como objetivo geral desta pesquisa, buscou-se identificar o conhecimento dos clientes hospitalizados nas unidades de clínica médica e cirúrgica de um hospital privado da Grande Porto Alegre sobre a atuação do enfermeiro. Desenvolveu-se um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 33 participantes que se encontravam hospitalizados e atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa, sendo respeitada a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. As análises foram realizadas através da estatística descritiva, utilizando-se frequência relativa e percentuais. Evidenciaram-se os seguintes resultados: 58,1% dos clientes hospitalizados disseram reconhecer o enfermeiro, porém a grande maioria identifica seu trabalho de maneira inadequada. Na identificação das diferenças entre o enfermeiro e os outros profissionais da equipe de enfermagem, 32,3% dos participantes da amostra identificaram que existe muita diferença, porém, quando questionados sobre quais seriam essas diferenças, a maioria dos clientes não soube identificá- las. Concluímos, então, que os clientes relacionam a enfermagem como a profissão do cuidado, porém não reconhecem o enfermeiro como prestador e responsável por esse cuidado.
Palavras-chave: Relação enfermeiro e cliente. Satisfação do cliente. Enfermeiros.
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