PROJETO RÁDIO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA

Autores

  • Taíse Cristina Heberle de Lima Unijuí
  • Vera Lucia Spacil Raddatz Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.164

Resumo

O artigo discute a importância da comunicação e educação na aprendizagem de crianças, jovens e adultos, relatando a experiência do Projeto de Extensão Rádio na Escola, ligado ao Curso de Comunicação Social da Unijuí. O Projeto é destinado a alunos e professores de Ensino Médio e Fundamental e atende a uma perspectiva da comunidade regional, no sentido de compreender o processo de produção e veiculação da informação por meio do rádio. É possível observar a forma como os estudantes se comportam diante da mídia, a partir do que é ensinado e do fazer rádio para colegas, professores, comunidade escolar e externa. A proposta está centrada na educomunicação, que trata da interação entre a comunicação e a educação e colabora para a qualidade da expressão dos alunos participantes, ajudando-os a ressignificar o papel da escola e o seu próprio papel dentro dela. Os alunos tornam-se mais autônomos e independentes, desenvolvem a livre iniciativa e o senso crítico e de opinião. Projetos como este não transformam a sociedade, mas provocam mudança de postura e de valores em todos os envolvidos no processo.

Palavras-chave: Escola. Rádio. Educação. Comunicação.

Downloads

Publicado

2011-03-11

Como Citar

Lima, T. C. H. de, & Raddatz, V. L. S. (2011). PROJETO RÁDIO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA. Revista Conhecimento Online, 1, 86–103. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.164

Edição

Seção

Artigos Livres