PROJETO RÁDIO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.164Resumo
O artigo discute a importância da comunicação e educação na aprendizagem de crianças, jovens e adultos, relatando a experiência do Projeto de Extensão Rádio na Escola, ligado ao Curso de Comunicação Social da Unijuí. O Projeto é destinado a alunos e professores de Ensino Médio e Fundamental e atende a uma perspectiva da comunidade regional, no sentido de compreender o processo de produção e veiculação da informação por meio do rádio. É possível observar a forma como os estudantes se comportam diante da mídia, a partir do que é ensinado e do fazer rádio para colegas, professores, comunidade escolar e externa. A proposta está centrada na educomunicação, que trata da interação entre a comunicação e a educação e colabora para a qualidade da expressão dos alunos participantes, ajudando-os a ressignificar o papel da escola e o seu próprio papel dentro dela. Os alunos tornam-se mais autônomos e independentes, desenvolvem a livre iniciativa e o senso crítico e de opinião. Projetos como este não transformam a sociedade, mas provocam mudança de postura e de valores em todos os envolvidos no processo.
Palavras-chave: Escola. Rádio. Educação. Comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.