A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Caroline Maffi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.
  • Thaísa Laiara Prediger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1561

Palavras-chave:

Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa a respeito das percepções de docentes sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática. A questão central dessa pesquisa é: quais as percepções de professores da Educação Básica sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática? Para respondê-la, 17 docentes escreveram depoimentos sobre o tema, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, os depoimentos dos docentes foram desconstruídos em unidades de sentido, as quais foram agrupadas em categorias emergentes iniciais. Essas, ao serem reagrupadas por semelhança originaram as duas categorias finais de análise: contextualização como modo de aprender com significado em Ciências e Matemática e contextualização como modo de motivar para aprender. Como principal conclusão, os participantes da pesquisa percebem que a contextualização possibilita a construção de significações e relações entre os saberes – aqueles que os estudantes já possuem com os conhecimentos científicos. Além disso, destacam-se a importância de práticas interdisciplinares e da motivação como geradora de interesse e participação ativa do estudante. Pelas respostas dos docentes, depreende-se, ainda, que a contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é possibilidade de problematizar a sua realidade, o que contribui para a formação de sujeitos críticos e autônomos.
Palavras-chave: Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.

ABSTRACT
The present article shows a qualitative research on the teachers’ perceptions about the contextualization in Science and Mathematics learning. The research main question is: Which are the teachers’ perceptions about contextualization during Science and Mathematics learning in basic education? In order to answer that, 17 teachers wrote testimonies on the subject, which were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). For this, teachers’ statements were deconstructed in units of meaning, which were grouped into initial emergent categories. These, when regrouped by similarity, gave rise to the two final categories of analysis: contextualization as a way of learning with meaning in Science and Mathematics and contextualization as a way of motivating to learn. As a main conclusion, the participants of the research realize that contextualization allows the construction of meanings and relations between the knowledge - those that the students already possess with the scientific knowledge. In addition, the importance of interdisciplinary practices and motivation as a generator of interest and active student participation are highlighted by this research. From the teachers’ responses, it can also be seen that the contextualization in the teaching and learning processes is a possibility to problematize their reality, which contributes to the formation of critical and autonomous thinkers.
Keywords: Contextualization in science and mathematics. Meaningful learning. Motivation to learn.

Biografia do Autor

Caroline Maffi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil).

Thaísa Laiara Prediger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). 

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutor em Metrologia e Instrumentação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Professor Titular da Escola de Ciências da PUCRS (Porto Alegre/Brasil).

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor Titular da Escola de Ciências da PUCRS (Porto Alegre/Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Escola de Ciências da PUCRS.

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Maffi, C., Prediger, T. L., Rocha Filho, J. B. da, & Ramos, M. G. (2019). A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Conhecimento Online, 2, 75–92. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1561

Edição

Seção

Artigos Livres