EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ELO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E COMUNIDADE

Autores

  • Cláudia Regina Klauck Universidade Feevale
  • Cristiane Fensterseifer Brodbeck Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.133

Resumo

A busca de soluções frente à problemática ambiental faz-se necessária e urgente. É imprescindível a construção de um processo contínuo de Educação Ambiental como forma estratégica de inclusão da comunidade na construção de uma nova relação com o ambiente, em que o ser humano conviva em harmonia e equilíbrio com a natureza. Assim sendo, em 2007, no Centro Universitário Feevale, foi criado o projeto de extensão universitária “Educação Ambiental para a preservação da biodiversidade”. O projeto tem como objetivo principal desenvolver ações com a comunidade na interface com o ensino e a pesquisa, qualificando o processo de formação acadêmica e visando ao desenvolvimento de conhecimentos sobre o meio ambiente, principalmente sobre a gestão responsável dos recursos ambientais. Por meio da adesão voluntária de acadêmicos de Ciências Biológicas e também de outros cursos de graduação, e nas Disciplinas de Ecologia, os graduandos elaboram e ministram palestras sobre conceitos, procedimentos e atitudes necessárias à preservação da biodiversidade. As atividades são realizadas em instituições de ensino públicas e particulares, de nível fundamental, médio e superior, e também em empresas e eventos comunitários da região de abrangência do Centro Universitário Feevale. Ao longo de três anos, já foram beneficiadas mais de 4.300 pessoas, entre acadêmicos e comunidade. Por meio desse projeto, a sociedade recebe subsídios para a apresentação de alternativas e soluções para a problemática ambiental, o que se estima culmine em melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Biodiversidade. Ciências Biológicas.

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Publicado

2010-03-28

Como Citar

Klauck, C. R., & Brodbeck, C. F. (2010). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ELO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E COMUNIDADE. Revista Conhecimento Online, 1, 36–42. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.133

Edição

Seção

Artigos Livres