ARTICULADORES E RELAÇÕES DE SENTIDO EM TEXTOS DE ALUNOS DO LAVILI-PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.131Resumo
Muitos acadêmicos têm dificuldades para escrever um bom texto. Isso acontece, às vezes, porque não têm ideias, já que leem pouco, ou porque não fazem um esboço antes de iniciar a escrita propriamente dita. Além disso, percebe-se que suas dificuldades são maiores do que a falta de habilidade com o uso da língua. Ao corrigir-se textos redigidos pelos alunos matriculados nos cursos do Lavili-Português, pôde-se perceber que muitos deles não sabem articular de forma lógica suas ideias, decorrendo a redação de textos sem coesão e, consequentemente, incoerentes. Para auxiliar esses alunos, desenvolveu-se esta pesquisa, que tem como objetivo produzir atividades que promovam a produção textual por meio da reflexão sobre as relações de sentido estabelecidas entre períodos e parágrafos. Para tanto, em um primeiro momento, foi feito um levantamento dos articuladores utilizados pelos alunos; depois verificamos que relações de sentido foram expressas por meio desses articuladores; em um terceiro momento, com base nos dados coletados, serão elaborados exercícios de reflexão e promoveremos a reescrita dos textos por meio do uso de outros articulares. O corpus desta pesquisa são vinte textos produzidos por alunos do Lavili-Português. A seleção foi aleatória e os nomes dos alunos autores dos textos foram omitidos para resguardá-los.
Palavras-chave: Coesão. Coerência. Produção textual.
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