ANTROPOLOGIA, DIREITO E INTERDISCIPLINARIDADE: OS DESAFIOS METODOLÓGICOS DE UMA ETNOGRAFIA SOBRE AS PRÁTICAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Autores

  • Alexandre José da Silva Universidade Feevale
  • Valdir Pedde Universidade Feevale
  • Margarete Fagundes Nunes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1303

Palavras-chave:

Antropologia, Direito, Interdisciplinariedade, Ministério Público, Etnografia

Resumo

O presente artigo possui o objetivo de apresentar uma reflexão sobre os desafios metodológicos de uma pesquisa qualitativa, de natureza interdisciplinar e etnográfica, no campo das práticas do Ministério Publico. A partir de uma perspectiva antropológica, longe de estereótipos e homogeneidades, os autores almejam demonstrar como os procedimentos técnicos da etnografia (observação participante, diário de campo, entrevistas não-diretivas, análise documental, etc.) foram capazes de captar fragmentos, sensibilidades e humanidades que estavam invisíveis dentro dos processos judiciais e dos espaços públicos de uma Promotoria de Justiça. Nesse sentido, os “indivíduos”, vítimas de violações de direitos e anônimos dentro dos processos, assumem o status de “pessoas”, na acepção antropológica de Marcel Mauss, trazendo à superfície seus dramas, peregrinações e desconfianças sobre o Sistema de Justiça Brasileiro. Assim, ao decreverem quais caminhos metodológicos percorreram durante a pesquisa e como eles foram importantes para a produção do conhecimento interdisciplinar, os autores pretendem reafirmar a relevância do método para as pesquisas sociais e para futuros estudos no campo das práticas jurídicas.

Biografia do Autor

Alexandre José da Silva, Universidade Feevale

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos 

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale

Servidor do Ministério Público do RS

Autor de Livros Interdisciplinares

 

Valdir Pedde, Universidade Feevale

Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. Professor do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS

Margarete Fagundes Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Antropologia Social pela UFSC. Professora do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS.

Referências

REFERÊNCIAS

BIEHL, João. Antropologia do Devir: psicofármacos, abandono social, desejo. Revista de Antropologia da USP, São Paulo, v. 51, n 2, p. 413-449, 2008.

BRIAN, Fernanda. Uma abordagem interdisciplinar para o direito: a contribuição da antropologia. Revista do Ministério Público do Estado de Goiás, Goiânia, v. 12, n. 19, p.135-144, out./dez. 2009.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A Política dos Outros: O cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997a.

______. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro.Rio de Janeiro: Rocco, 1997b.

______. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

LIMA, Roberto Kant de. Antropologia Jurídica. In: Antônio Carlos de Souza Lima (Coord.). Antropologia & Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Rio de Janeiro/RJ: Contra Capa/Laced/Associação Brasileira de Antropologia, 2012.

MAGNANI, J. G. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

______. No meio da trama: A antropologia urbana e os desafios da cidade contemporânea. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, n. 60, p. 69-80, mai. 2009.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. O trabalho do antropólogo. 2. ed. Brasilia: Paralelo 15; São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

ROCHA, A. L. C.; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. Iluminuras Revista Eletrônica do BIEV/PPGAS/UFRGS, v. 9, n. 21, p. 1, 2008.

ROS, Luciano da. Ministério Público e Sociedade Civil no Brasil Contemporâneo: em busca de um padrão de interação. Revista Política Hoje, v. 18, n. 1-, 2009, p. 29-53.

SILVA, Hélio R. S. A situação etnográfica: andar e ver. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 171-188, jul./dez. 2009.

VELHO, G. Observando o familiar. In: NUNES, E. de O. (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 36-47.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Silva, A. J. da, Pedde, V., & Nunes, M. F. (2019). ANTROPOLOGIA, DIREITO E INTERDISCIPLINARIDADE: OS DESAFIOS METODOLÓGICOS DE UMA ETNOGRAFIA SOBRE AS PRÁTICAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Revista Conhecimento Online, 1, 185–203. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1303

Edição

Seção

Artigos Livres