UNIVERSIDADES E COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL: NOTAS PARA DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.128Resumo
A relação entre universidades e empresas é discutida à luz de uma economia baseada no conhecimento. Empresas densas em conhecimento, características dessa economia, organizam-se como empresas-rede, para as quais as relações com o contexto se orientam pelo binômio competitividade-cooperação. Parte da estratégias competitivas das empresas-rede, as relações de cooperação com universidades assumem o primeiro plano. Ao mesmo tempo, uma economia densa em conhecimento redefine as relações entre as próprias universidades, estabelecendo critérios de competitividade que superam o padrão clássico da competência acadêmica autorreferenciada. O artigo conclui com algumas considerações sobre as dificuldades de estabelecimento desse novo padrão em países da periferia do capitalismo mundializado.
Palavras-chave: Relação Universidade-empresa. Universidades e Nova Economia. Universidades e Capitalismo Periférico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.