DETECÇÃO E DESINFECÇÃO DE VÍRUS EM DEJETOS DE RUMINANTES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.122Resumo
A sustentabilidade da pecuária leiteira demanda hoje, além dos cuidados quanto aos aspectos sanitários e econômicos da produção, uma atenção especial aos possíveis impactos ambientais inerentes à produção intensiva de gado de leite. Merecem especial atenção, neste contexto, os cuidados com o manejo de dejetos, com vistas a evitar impactos sobre a qualidade da água, do solo e do ar. Para detectar a contaminação microbiológica da água e a eficácia das diferentes estratégias de manejo de dejetos, tradicionalmente a análise da qualidade da água está focada na detecção de coliformes fecais e bactérias termotolerantes. Todavia, os vírus entéricos, por suas características estruturais, resistem por períodos mais longos no ambiente do que bactérias e podem ser uma ameaça à produção também nos aspectos sanitários. No presente artigo, discutimos características desses vírus, seu comportamento nos dejetos de bovinos e possíveis estratégias de descontaminação.
Palavras-chave: Dejetos. Gado de leite. Vírus. Desinfecção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.