A DIMENSÃO EDUCATIVA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.119Resumo
A dimensão educativa na prática do enfermeiro e como ela se concretiza nos cursos de graduação em enfermagem é o tema deste estudo. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, baseada nos pressupostos da fenomenologia. Foram doze (12) os interlocutores, docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de duas Universidades situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Com eles estabeleceu-se um diálogo que permitiu identificar as suas perspectivas e práticas em relação à formação dos enfermeiros. Pesquisas têm demonstrado que os saberes docentes são plurais, compostos e heterogêneos e provêm de diversas fontes (TARDIF, 2002). Têm introduzido, também, a noção de competência, mesmo que em meio a muitas contradições, como uma condição para o exercício da docência. Dentro desse contexto, as experiências que se constroem, a partir da reflexão dos docentes, buscam a ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Os resultados confirmam a necessidade de um processo de reflexão, no espaço curricular, sobre as práticas educativas desenvolvidas nos Cursos de Graduação de Enfermagem. Apontam, ainda, para a importância da dimensão educativa da ação do enfermeiro no exercício de sua profissão.
Palavras-chave: Saberes Docentes. Dimensão Educativa. Competências.
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