DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?

Autores

  • Sabrina Isis Brugnarotto Dopico Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucius Rafael Sichonany Samuel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1186

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa sobre possíveis contribuições para o desenvolvimento de capacidades cognitivas de uma atividade baseada em Roleplaying Gamings (RPGs) como geradora de atitudes transdisciplinares. A atividade foi aplicada em alunos de uma turma de segundo ano de Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, perfazendo dez aulas. Ao final de cada aula foram redigidas anotações, em um diário, pertinentes ao objetivo da pesquisa. Estas anotações compuseram o corpus de pesquisa analisado por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Posteriormente, no intuito de triangular as observações realizadas, anotações no diário de campo e as percepções dos estudantes que participaram da atividade, foi realizada uma entrevista com estudantes selecionados (um representante por grupo, totalizando cinco entrevistados), para verificar o quanto as ideias emergentes a partir da análise condiziam com a realidade investigada. Foram encontrados indícios de que os estudantes, em algum momento no processo da atividade lúdica, evidenciaram capacidades de reflexão, criatividade, cooperação, autonomia, além de apresentarem evidências do uso do pensamento complexo. Percebe-se a existência de diferentes níveis de realidade e do terceiro termo incluído nas discussões e resoluções dos problemas propostos pela atividade.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Cooperação. Cooperative Role Playing. Lúdico na educação.

 

ABSTRACT

This paper presents and analyze the results of a research about the possible contribuitions for the development of cognitive capacities of an activity base on Roleplaying Gamings (RPGs) as the creator of transdiciplinary attitude. The activity was applied on students from a second year high school class on a scholl of Porto Alegre, on a total of 10 lectures. Notes were taken at the end of every lecture, on a dairy, concerning with the research's objectives. This notes became the data which made the research's corpus analyzed by the Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Afterwards, with the intention of triangulate the observations made, notes on the diary and the student's persception of the activity, enterviews were made with some of the students selected (a representative from the group), to verify if the emergent ideas from the analysis matched with the student's reality. It was found evidence that the students, in some point of the game process, evidentiated reflective, creative, cooperative and autonomy capacities, in addition to showing evidence of the complex thinking. They realized the different levels of realitu and the included third therm in the discussions and resolutions of the problems proposed by the activity

Keywords: Transdisciplinary. Cooperation. Cooperative Role Playing. Playful in education.

Biografia do Autor

Sabrina Isis Brugnarotto Dopico, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

João Bernardes Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciências (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Lucius Rafael Sichonany Samuel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Professor no colégio Anchieta (RS) e na Faculdade de Física na PUCRS.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Dopico, S. I. B., Gallon, M. da S., Rocha Filho, J. B., & Samuel, L. R. S. (2018). DE QUE FORMA UMA BRINCADEIRA COOPERATIVA, NUM CONTEXTO TRANSDISCIPLINAR, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS?. Revista Conhecimento Online, 1, 54–70. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1186

Edição

Seção

Artigos Livres