FILOSOFIA POLÍTICA E DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DO ANTAGONISMO E DO CONFLITO PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA

Autores

  • Bruno Vicente Lippe Pasquarelli Universidade do Sagrado Coração
  • Flávia Santos Arielo Universidade do Sagrado Coração (USC)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1085

Resumo

O estudo visa contribuir com o debate sobre a democracia a partir de conceitos da filosofia política, examinando pressupostos relacionados ao consenso e ao conflito. Para tanto, evidencia-se que a tradição do pensamento da democracia consensual de Jürgen Habermas destacou o componente da deliberação e do diálogo como requisitos da política. Porém, a partir do conceito de agonismo presente na teoria de Chantal Mouffe, podemos compreender o antagonismo como possibilidade de oposição compatível com democracia pluralista, considerando componentes multiculturais e as diversas formas de identidade para auxiliar na construção de debates contra posições extremistas e que podem ocasionar práticas terroristas no plano mundial. Por conseguinte, é imprescindível o fortalecimento do debate do modelo agonista de conflito, aceitando o pluralismo e renunciando a ilusão de um mundo unificado.

Palavras-chave: Antagonismo. Conflito. Democracia. Pluralismo.

 

ABSTRACT

The study aims to contribute to the debate about democracy from concepts of political philosophy, examining assumptions related to consensus and conflict. For this, it is evident that the tradition of the thought of the consensual democracy of Jürgen Habermas emphasized the component of the deliberation and the dialogue as requirements of the policy. However, from the concept of agonism present in Chantal Mouffe's theory, we can understand antagonism as a possibility of opposition compatible with pluralistic democracy, considering multicultural components and the different forms of identity to aid in the construction of debates against extremist positions and that can cause Terrorist practices worldwide. Therefore, it is essential to strengthen the debate of the agonist model of conflict, accepting pluralism and renouncing the illusion of a unified world.

Keywords: Antagonism. Conflict. Democracy. Pluralism.

Biografia do Autor

Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, Universidade do Sagrado Coração

Professor da Universidade do Sagrado Coração (USC). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile.

Flávia Santos Arielo, Universidade do Sagrado Coração (USC)

Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina e é especialista em História da Arte pela mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cinema e Religião. Lecionou a disciplina da História da Arte para as graduações de Design e Artes Visuais na UNESP, campus de Bauru. Atualmente leciona as disciplinas de Ética e Cultura Religiosa e Sociologia da Responsabilidade Social, ambas na Universidade do Sagrado Coração (USC). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Pasquarelli, B. V. L., & Arielo, F. S. (2017). FILOSOFIA POLÍTICA E DEMOCRACIA: A IMPORTÂNCIA DO ANTAGONISMO E DO CONFLITO PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA. Revista Conhecimento Online, 2, 66–77. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1085

Edição

Seção

Artigos Livres