Dossiê: Literacia Digital em contextos educativos

2021-05-18

Dossiê: Literacia Digital em contextos educativos

Este dossiê surge a partir da articulação do grupo de pesquisa interdisciplinar em tecnologia digital, neurociência e educação e do grupo de pesquisa em informática na educação da Universidade Feevale. O dossiê se propõe a problematizar a temática da cultura digital no âmbito educacional a partir da perspectiva da literacia digital. A diversidade, a inclusão e a perspectiva interdisciplinar se constituem como base de diálogo e de interrelação da Literacia Digital e seu desenvolvimento no âmbito das aprendizagens. Nesse espectro, o dossiê está aberto a problematização do conceito de Literacia Digital e sua interconexão com o sujeito aprendente em uma cultura digital alinhada ao século XXI. O protagonismo, a solução de problemas complexos, os processos criativos e propositivos com vistas a formação de um sujeito letrado digitalmente são delineamentos que este dossiê espera apresentar e discutir. Neste cenário, investigações envolvendo artefatos como os jogos digitais, as tecnologias móveis, ubíquas, sociais e suas relações com temáticas da educação contemporânea, como a neurociência e o desenvolvimento sustentável, constituem alguns dos elementos a serem aprofundados dentro do tema. Assim, neste dossiê da Revista Conhecimento Online, o convite se direciona a pesquisadores que tenham interesse em discutir o papel da literacia digital em contextos educativos no desenvolvimento de sujeitos do século XXI para o século XXI.

Organização:
Profa. Dra. Débora Nice Ferrari Barbosa
Profa. Dra. Patrícia Brandalise Scherer Bassani

Envio de artigos: até 28 de fevereiro de 2022
Previsão de publicação:
até 30 de maio de 2022