Dossiê: Obesidade

2023-09-11

     A obesidade é atualmente considerada uma epidemia mundial e representa um dos maiores desafios para a saúde pública, por ser uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial relacionada a várias complicações e comorbidades que afetam pessoas de todas as idades. Isso ocorre, predominantemente, devido aos hábitos alimentares modernos, com o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados, e a prática de atividades físicas muito abaixo dos níveis recomendados, contribuindo diretamente para o aumento da população com excesso de peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um impressionante e inaceitável fator de impacto negativo na vida das pessoas, sendo considerada a segunda maior causa de mortes no mundo, e apresenta, nos últimos anos, aumento significativo na prevalência em todas as faixas etárias (WHO, 2022).
     De acordo com o atlas da obesidade Mundial 2023 (World Obesity Federation, 2023), as estimativas globais sugerem que a maioria da população (51%) será afetada pelo sobrepeso e obesidade até 2035, representando um aumento de 38% para 51% da população mundial com idade superior a 5 anos de idade, no período entre 2020 e 2035. Considerando somente a prevalência de obesidade, estima-se um aumento de 14% para 24% da população, entre 2020 e 2035, com mais de 2 bilhões de adultos, crianças e adolescentes com obesidade, representando 1 em cada 4 pessoas acometidas pela obesidade. Esta prevalência crescente é mais acentuada entre as crianças e adolescentes, com aumento de 100% para os meninos e de 125% para as meninas, no mesmo período. Para o Brasil, estima-se que até 2035, 41% dos adultos terão obesidade, registrando um aumento anual estimado em 2,8% no período de 2020 e 2035, enquanto nas crianças, a taxa de aumento anual será de 4,4%. Na população adulta, a projeção aponta uma prevalencia maior entre as mulheres em relação aos homens, e entre as crianças, o aumento é maior entre os meninos, em comparação as meninas.
     Esses dados mostram estimativas extremamente alarmantes sobre o aumento da obesidade em escala global, e este cenário nos instiga a uma reflexão mais aprofundada e urgente. Portanto, convidamos a comunidade acadêmica a participar desta chamada especial da Revista Conhecimento Online, que terá como foco o tema “obesidade”. Sugerimos abordagens multi, inter e transdisciplinares relacionadas a avaliação integral, ao acompanhamento, as intervenções e ações educativas voltadas para pessoas com obesidade, englobando a análise de características morfológicas, fisiológicas, biomecânicas, qualidade de vida e inclusão social. Essas abordagens contribuirão para a formação de profissionais em diversas áreas de conhecimento com maior capacidade empática e acolhimento. Além disso, apoiarão as iniciativas tanto das áreas da saúde quanto da sociedade em geral para promover um “novo olhar sobre a obesidade”, buscando um combate efetivo e humanizado para a redução dos fatores de risco relacionados a esta doença.
     Esperamos sua contribuição!

Organização:

Profa. Dra. Eliane Fátima Manfio (Feevale)
Profa. Dra. Rochelle Rocha Costa (UnB)
Prof. Dr. Henrique Bianchi Oliveira (UFGRS)

Envio de artigos: até 30 de outubro de 2024
Previsão de publicação: até 28 de fevereiro de 2025