Brazilian Creative Industries Journal https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries <p><strong>Brazilian Creative Industries Journal</strong> é a revista eletrônica semestral de acesso aberto (Open Access) do <a href="https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--profissional-em-industria-criativa" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa</a> da <a href="https://www.feevale.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Feevale.</a></p> <p>...............................................................................................</p> <p><strong>Principais indexadores/diretórios: <br /></strong><a href="https://doaj.org/toc/2763-8677?source=%7B%22query%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%222763-8677%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%2C%22track_total_hits%22%3Atrue%7D" target="_blank" rel="noopener">Doaj</a> • <a href="https://scholar.google.com/citations?user=ez55fE0AAAAJ&amp;hl=en&amp;authuser=1">Google Scholar</a> • <a href="http://diadorim.ibict.br/handle/1/3085" target="_blank" rel="noopener">Diadorim</a> • <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2763-8677" target="_blank" rel="noopener">Road</a> • <a href="https://livre2.cnen.gov.br/ConsultaPorPalavras.asp" target="_blank" rel="noopener">Portal Livre</a> • <a href="https://www.sumarios.org/revista/brazilian-creative-industries-journal" target="_blank" rel="noopener">Sumários.org</a></p> <p><strong>Em processo de indexação: </strong><br /><a href="https://redib.org/?lng=es" target="_blank" rel="noopener">Redib</a> • <a href="https://www-periodicos-capes-gov-br.ez310.periodicos.capes.gov.br/" target="_blank" rel="noopener">Capes</a> • <a href="https://kanalregister.hkdir.no/publiseringskanaler/erihplus/" target="_blank" rel="noopener">Erihplus</a><br />...............................................................................................</p> <p><strong>• 2ª edição de 2024:</strong> Dossiê "Production, Technology, and Globalization in Pop Culture"<br /><strong>• Previsão de publicação:</strong> 29 de novembro de 2024<br />...............................................................................................</p> pt-BR vanessavaliati@feevale.br (Prof.ª Dr.ª Vanessa Amalia Dalpizol Valiati) mauricio@feevale.br (Prof. Dr. Mauricio Barth) Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 FAN ENGAGEMENT, IDENTITIES, AND REPRESENTATION IN POP CULTURE https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3676 Adriana da Rosa Amaral, Simone Driessen Copyright (c) 2024 Mauricio Barth https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3676 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 RUMO A UMA TEORIA DO FANDOM TRANSCULTURAL https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3826 <p>Nesta discussão, defendemos um modelo (mais) amplo de estudos sobre o fandom transcultural que, ao mudar o foco para as afinidades afetivas que despertam o interesse dos fãs em objetos transculturais, pretende corrigir as análises centradas na nação de fandoms transfronteiriços. Nosso argumento é o de que a abordagem binária do fandom transnacional mantida por pesquisadores da globalização das mídias, como Koichi Iwabuchi, no contexto do Leste Asiático, pouco faz para o avanço de nossa compreensão sobre o motivo pelo qual os fãs se envolvem em fandoms transfronteiriços e as implicações das suas atividades sobre como entendemos o fluxo global de textos midiáticos. Neste ensaio, consideramos uma abordagem alternativa aos fandoms transculturais, a qual se preocupa menos com as nações do que com os fãs em si. Não procuramos redimir nem condenar os fãs, mas os situar nos seus diversos contextos – não apenas sociopolíticos e econômicos, mas também populares, culturais, sexuais, de gênero etc.</p> Bertha Chin, Lori Hitchcock Morimoto Copyright (c) 2024 Bertha Chin, Lori Hitchcock Morimoto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3826 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 BARBIECORE: UM ESTUDO DO APELO NOSTÁLGICO PÓS COVID-19 E O PODER DO FÃ COMO INFLUENCIADOR DA CULTURA POP INTERNACIONAL https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3727 <p>O presente artigo tem como objetivo entender as causas da migração do sucesso do filme Barbie (2023, Greta Gerwig) para a indústria da moda, resultando na tendência <em>Barbiecore</em>. Para isso, foi realizado um estudo Interdisciplinar relacionando história da moda, cultura popular, marketing, sociologia e psicologia de consumo. Assim, ao longo de seis meses foram analisados: a ligação da boneca Barbie com a moda e sua consequente influência nesse mercado, o figurino do longa e suas inspirações, o papel da nostalgia no mundo pós-pandêmico, as estratégias publicitárias usadas para promover o filme, o uso do fã como divulgador voluntário, os hábitos de consumo de moda das gerações Y e Z durante e após a pandemia de Covid-19 e as passarelas de moda nesses dois períodos. Esse estudo foi feito a partir de pesquisas Bibliográficas e Documentais (através de artigos de publicidade, moda e psicologia publicados em revistas acadêmicas, livros de sociologia, sites renomados de moda, dados fornecidos por jornais e/ou entrevistas com a equipe de produção do filme, e o próprio filme) tanto Qualitativas quanto Quantitativas e resultou na documentação da importância do conhecimento das necessidades psicoemocionais do público alvo e da predisposição de um produto à conexão com outras áreas a fim da construção de uma campanha de marketing eficaz no mercado de consumo de moda voltado às gerações Y e Z.</p> Maria Rosa, Josenilde Souza Copyright (c) 2024 Maria Rosa, Dra https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3727 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 CULTURA POP E CIÊNCIA: O POTENCIAL DO MANGÁ DEMON SLAYER PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3626 <p>Esta pesquisa aproxima noções sobre a divulgação científica por meio da ficção literária, com foco no formato do mangá japonês. Busca-se aqui apontar o potencial narrativo da série <em>Demon Slayer</em> como instrumento de divulgação científica, bem como identificar as escolhas narrativas que têm como base o fazer científico na série. O aporte teórico recorre à contextualização do mangá e do anime enquanto produtos atravessados historicamente por noções sobre ciência, bem como as possibilidades de divulgação científica por meio da ficção. A pesquisa tem caráter Qualitativo, com uso da Análise Crítica da Narrativa, de Luiz Gonzaga Motta, como técnica de análise. Entre os principais resultados, identificou-se que a instrumentalização do fazer científico cria possibilidades resolutivas na série para os embates entre protagonistas e antagonistas; a narrativa traz foco no processo científico tanto quanto nos resultados alcançados por ele; e também realiza um movimento de trazer os experimentos científicos com base em problemas sociais, devolvendo seus resultados também para o uso social, se mostrando uma potente ferramenta para se abordar noções sobre ciência.</p> Leonardo José Costa, Regiane Regina Ribeiro Copyright (c) 2024 Leonardo José Costa, Regiane Regina Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3626 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 FÃS DE SÉRIES CANCELADAS: EVENTO FANDÔMICO E ROMPIMENTO DO PACTO FICCIONAL https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3696 <p>A longevidade de uma série de TV tem relação com a amplitude da audiência e o engajamento de seus fãs e, portanto, o cancelamento de uma série causa impacto significativo nas interações entre seus seguidores. Este artigo visa a identificar o impacto do cancelamento da série <em>Anne with an E</em>, cancelada em 2019, entre os fãs de uma comunidade no Twitter (X). A pesquisa empírica é uma exploração metodológica de análise de postagens. Entre os principais resultados, destacamos o cancelamento de uma série como o rompimento do pacto ficcional entre fã e produtora e a percepção do cancelamento como um elemento disruptivo das práticas rotineiras do fandom, acabando por se constituir em um evento fandômico.</p> Clarice Greco, Fábio Levi Quintino Copyright (c) 2024 Clarice Greco, Fábio Levi Quintino https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3696 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 ACÚMULO DE CAPITAIS COMO DISTINÇÃO DENTRO DE FANDOMS ORGANIZADOS: UMA BUSCA PELA RETOMADA DOS CONCEITOS DE BOURDIEU E FISKE https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3695 <p class="western" align="justify">A partir de reflexões teóricas, partimos dos conceitos de Acúmulos de Capitais, para compreender como as distinções funcionam nas hierarquias e construções discursivas dentro de comunidades de fãs. Partindo de um exercício de uma disciplina voltada para o filósofo Pierre Bourdieu, reunimos pontuações de Fiske (1992), para conectar os atravessamentos entre o que foi criado por Bourdieu, com o que foi apropriado por Fiske, para analisar fandoms. O presente artigo visa abordar questões constitutivas sobre fãs de produções midiáticas ficcionais, buscando descobrir quais são os elementos que colocam estes indivíduos como figuras centrais entre seus pares. Além disso, procuraremos utilizar o conceito de Comunidades Interpretativas, de Stanley Fish (1992), bem como os questionamentos e inquietações de Regina Zilberman (1989) sobre as possíveis lideranças conquistadas para o estabelecimento de certas interpretações, criando uma construção coletiva de Recepção. Em uma ação de comparar o estado da arte com exemplificações do universo de comunidades de fãs, a nossa hipótese é de que para além do fato de que fãs que acumulam determinados tipos de capitais e, por esta razão, passam a ocupar Posições de Poder dentro dos fandoms, o Espalhamento midiático (Jenkins <em>et al</em>., 2013) e a expansão do uso das redes sociais, organizou e segmentou ainda mais estas inferências de disputas de poder.</p> Enoe Lopes Pontes Copyright (c) 2024 Enoe Lopes Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3695 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 #ARMYHELPTHEPANTANAL E O ATIVISMO DO FANDOM ARMY NO BRASIL https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3685 <p>Este artigo analisa o comportamento do <em>fandom </em>ARMY durante a arrecadação de fundos <em>ARMY Help The Pantanal</em> realizada em 2020. Com foco na mobilização dos Curadores (Lopes; Mungioli, 2011) da campanha na rede social Twitter, busca-se expor a maneira como a organicidade tribalista dos ARMYs (Maffesoli, 1998), em adição ao ativismo de fãs (Amaral; Souza; Monteiro, 2014), se revela durante a criação, gestão e prestação de contas da campanha. Para isso, foi feito um rastreio das fases de desenvolvimento dela, por meio do monitoramento do <em>fandom </em>ARMY e, em especial, a <em>fanbase</em><em> ARMY Help The Planet </em>(AHTP), entre agosto e novembro de 2020. Dentre as 378 postagens coletadas relacionadas à campanha, identificamos a atuação da AHTP enquanto equipe primordial para a criação e desenvolvimento da arrecadação A<em>RMY Help The Pantanal</em>. Assim, a partir da análise, é possível traçar como diferentes estratégias realizadas inferem no progresso e nos resultados da campanha.</p> Laís Limonta Gonçalves, Denise Figueiredo Barros do Prado Copyright (c) 2024 Laís Limonta Gonçalves, Denise Figueiredo Barros do Prado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3685 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 FÃ OU HATER? UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS DE FÃS E A CULTURA DO CANCELAMENTO https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3731 <p>Este artigo pretende articular os Estudos de Fãs e a Cultura do Cancelamento a partir de um estudo de caso específico. Para isso, realizamos uma revisão teórica baseada nos Estudos de Fãs a partir de Jenkins (1992), e o conectamos com o que Chiou (2021) elucida sobre a Cultura do Cancelamento. Metodologicamente, amparados por Hooks (2020), criamos uma linha do tempo para fazer uma análise de um episódio de cancelamento protagonizado pela cantora Pitty, no site de rede social X (antigo Twitter), em dezembro de 2023, depois de internautas interpretarem sua postagem como uma crítica direcionada à cantora Beyoncé. A ideia é que, a partir da análise deste acontecimento, possamos repensar alguns aspectos sobre o que Gray (2003) chamou de “antifãs” e, num segundo nível, avançar também numa proposta de categorização desses antifãs e/ou <em>haters</em> com base no que já foi feito por Monteiro (2013) e Gray (2019). Dessa forma, propomos uma reflexão sistemática da própria Cultura do Cancelamento no cenário midiático contemporâneo.</p> Caroline Govari, Eloy Santos Vieira, Rafaela Tabasnik Copyright (c) 2024 Caroline Govari, Eloy Santos Vieira, Rafaela Tabasnik https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3731 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 DO OUTRO LADO DA REDE: AS PRÁTICAS DOS VOLEIFÃS NA REDE SOCIAL X EM BUSCA DE UM PATROCINADOR PARA O BARUERI VOLLEYBALL CLUB https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3735 <p>No Brasil, times e clubes de modalidades esportivas que não são o futebol, mas que podem ser tão populares quanto, encontram-se em uma incansável busca por marcas e iniciativas que apoiem financeiramente seus projetos, evitando o fim de suas histórias. Essa foi a situação do Barueri Volleyball Club em 2021, que, com a perda de seu principal patrocinador, via a sua existência ameaçada, totalmente dependente do custeamento financeiro feito pelo idealizador do projeto e então técnico José Roberto Guimarães. Inspirados pelos apelos do técnico tricampeão olímpico, fãs de vôlei se mobilizaram em diferentes táticas ativistas na rede social X (antigo Twitter), a fim de trazer visibilidade para a causa. O presente artigo apresenta as principais práticas desses fãs na realização da campanha #PatrocineOBarueriVolei. Por meio de uma análise Qualitativa de conteúdo, foram selecionados e codificados 121 tweets, que foram codificados em sete categorias, a fim de compreender a relevância dessas atividades na visibilidade da causa e o papel da convergência midiática na participação desses fãs.</p> Ana Maria Barreto de Azevedo França, Cecília Almeida Rodrigues Lima Copyright (c) 2024 Ana Maria Barreto de Azevedo França, Cecília Almeida Rodrigues Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3735 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 A BALLROOM EM BEYONCÉ E BEYONCÉ NA BALLROOM: RENAISSANCE E A REFLEXIVIDADE ENTRE CULTURA POP E BALLROOM https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3710 <p>Beyoncé lançou, em 2022, <em>Renaissance</em>, seu sétimo álbum de estúdio, que tem como inspiração, entre outras referências, a <em>Ballroom</em>. Trata-se de um movimento de resistência LGBTQIAPN+ criado por mulheres trans e drag queens negras em Nova Iorque na década de 1970 e que hoje está presente em todo o mundo. Este artigo busca refletir sobre as dinâmicas de reflexividade entre a cultura pop e a <em>Ballroom</em> a partir do álbum <em>Renaissance </em>e as práticas em <em>balls</em> da cena de Belo Horizonte. Para isso, é apresentado uma <em>Ball </em><em>Show </em>performada pelas pessoas da cena da cidade em um evento universitário promovido pelo DCE da UFMG em novembro de 2022. Fundamentamos em discussões sobre a cultura pop, gênero e sexualidade. Foi constatado que existe um movimento reflexivo entre a <em>Ballroom</em> e a cultura pop, mas que as pessoas que a compõem não usufruem dos privilégios da indústria do entretenimento.</p> Samuel Rubens, Pablo Moreno Fernandes Copyright (c) 2024 Samuel Rubens, Pablo Moreno Fernandes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3710 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 DE UN FANDOM QUE NO AMABA A SUS MUJERES: EXPRESIONES DE VIOLENCIA DE GÉNERO AL INTERIOR DE LA CULTURA FRIKI EN GUADALAJARA, MÉXICO https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3702 <p>El objetivo de este artículo es describir las prácticas de violencia de género que se dan al interior de las comunidades de fans que conforman la cultura friki de Guadalajara (México), particularmente en el fandom otaku, cosplayer y gamer. Así como explicar las razones detrás de estas prácticas, el contexto en el que se llevan a cabo, entre otros elementos. Los paradigmas teóricos que se utilizaron para abordar este fenómeno son los estudios sobre las culturas de fans de los medios y la perspectiva de género. La metodología empleada fue la etnografía, en específico, la observación participante y la entrevista semiestructurada. Entre los resultados obtenidos destaca que, el grado de violencia de género que se vive al interior de la cultura friki depende de tres factores: el tipo de fandom de pertenencia, la predominancia de una identidad sexo-genérica sobre otras entre los integrantes del fandom y el espacio en el que se desarrollan las interacciones sociales entre frikis, ya sea que se hable de espacios de carácter presencial u offline o espacios de carácter virtual u online.</p> Nadiezhda Palestina Camacho Quiroz Copyright (c) 2024 Nadiezhda Palestina Camacho Quiroz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3702 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 QUEER OPPORTUNISM: STATE, MEDIA, AND LGBT+ RIGHTS IN THE CONTEXT OF THAI BOYS LOVE (BL) SERIES INDUSTRY https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3726 <p><span style="font-weight: 400;">Relations of appropriation of the image and agenda of minority groups have been increasingly frequent at different levels and contexts. This would be no different with the LGBT+ population, and was reflected in the Thai government’s support for the BL industry and their little to no attention to LGBT+ issues, especially marriage equality. Drawing on ethnographic research among BL series fans on Twitter and Telegram for nine months (between June 2021 and February 2022) and discussions about politics and media, pink money and pinkwashing, and homonationalism, I will introduce the concept of </span><em><span style="font-weight: 400;">queer opportunism</span></em><span style="font-weight: 400;"> to name a contradictory relationship between state institutions or any others and the LGBT+ agenda based on fan discourses and the Thai state’s stance on the BL industry.</span></p> Igor Leonardo de Santana Torres Copyright (c) 2024 Igor Leonardo de Santana Torres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3726 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 PODERIA O FLOP INDICAR OPRESSÃO? NOTAS SOBRE FRACASSO E INTERSECCIONALIDADE NO CONTEXTO DIGITAL DA MÚSICA POP https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3632 <p>O fracasso de artistas pop (batizado pela linguagem da cultura digital de <em>flop</em>) é complexificado neste artigo por meio da adição de problemáticas de ordem social. Abarcando os sites de redes sociais como ambientes de ampliação das performances midiáticas, descortinam-se opressões a partir do rechaço <em>online</em> da música <em>Rumors</em>, parceria das artistas Lizzo e Cardi B. Observa-se, assim, a chance de investigar as tensões e imbricamentos entre capital e identidade no bojo da cultura pop ao unir metodologicamente os estudos de performance (Taylor, 2013) e interseccionalidade (Carrera, 2021).</p> Eduardo Rodrigues Copyright (c) 2024 Eduardo Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3632 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300 EXPEDIENTE https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3673 Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Mauricio Barth Copyright (c) 2024 Mauricio Barth https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3673 Fri, 18 Oct 2024 00:00:00 -0300