https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/issue/feedBrazilian Creative Industries Journal2024-12-13T16:45:01-03:00Prof.ª Dr.ª Vanessa Amalia Dalpizol Valiativanessavaliati@feevale.brOpen Journal Systems<p><strong>Brazilian Creative Industries Journal</strong> é a revista eletrônica semestral de acesso aberto do <a href="https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--profissional-em-industria-criativa" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa</a> da <a href="https://www.feevale.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Feevale.</a><br /><br /><strong>Brazilian Creative Industries Journal</strong> is the semiannual open-access electronic journal of the <a href="https://www.feevale.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado--profissional-em-industria-criativa">Postgraduate Program in Creative Industries</a> at <a href="https://www.feevale.br/">Feevale University</a>.</p> <p>...............................................................................................</p> <p><strong>PRÓXIMA EDIÇÃO:<br /></strong><strong>• 1ª edição de 2025: Sustentabilidade, Design e Desenvolvimento de Criações Funcionais</strong><br />Envio de artigos: até 30/03/2025<br />Publicação: até 31/07/2025<br /><a href="https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/announcement/view/59">Mais informações neste link</a><br /><br /></p> <p><strong>NEXT EDITION:<br /></strong><strong>• 1st edition of 2025: Sustainability, Design and Development of Functional Creations</strong><br /><strong>Submission of articles:</strong> until 03/30/2025<br /><strong>Publication:</strong> until 07/31/2025<br /><a href="https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/announcement/view/60">More information at this link</a><br />...............................................................................................</p>https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3674EXPEDIENTE2024-02-15T13:04:51-03:00Vanessa Amalia Dalpizol Valiativanessavaliati@feevale.brMauricio Barthmauricio@feevale.br2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mauricio Barthhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3835NEW TOYS, NEW APPS, NEW IDOLS: K-POP'S AI IMAGINARY2024-06-24T14:01:33-03:00Sarah Keithsarah.keith@mq.edu.au<p>This article explores how AI is imagined in processes of cultural production, using K-pop as a case study. K-pop serves as a ‘canary in the coalmine’ for the global music industries, having adapted to technological change earlier than its regional counterparts. In this article, I examine the perspectives of K-pop management companies, fans, and the IT sector in depicting AI as a future-making technology. It explores how K-pop stakeholders envision AI's transformative effect on the creative and cultural industries, highlighting differences in their AI imaginaries and visions of AI's utility. Stakeholders reveal different and contrasting perspectives, shedding light on the future of the industry and the broader creative culture sector. These imaginaries of AI reveal how AI exists within networks of power and capital, and indicate different visions of AI as a future-making technology in the music industry. The discussion calls for further critical analysis of AI as a socially constructed concept, and its implications for the future of music.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sarah Keithhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3755ESCUTA DE FÃ NOS ÁLBUNS REGRAVADOS DE TAYLOR SWIFT 2024-04-25T10:10:11-03:00Thiago Soaresthikos@gmail.comLianna Karla de Oliveira Genuinolianna.genuino@ufpe.brThainá Gomes de Lira Belémthaina.lira@ufpe.br<p>O artigo aposta numa virada sônica nos Estudos de Fãs, propondo a discussão sobre escuta como aparato para compreensão das relações entre <em>fandom</em>, canções e álbuns fonográficos. A partir da investigação de podcasts feitos por fãs, revisão Bibliográfica de estudos sobre escuta comparada e através do rastreio de relatos de escuta em redes sociais digitais, entende-se que a escuta funciona como dispositivo agregador nos <em>fandoms,</em> criando sensos de comunidade, aponta para o reconhecimento de marcas estilísticas sônicas dos artistas reconhecíveis por fãs e também para dinâmicas nostálgicas e autorreflexivas. O estudo foca nos álbuns regravados pela cantora Taylor Swift a partir de 2021, mais precisamente no <em>Speak Now (Taylor’s Version).</em></p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Thiago Soares , Lianna Genuino, Thainá Belémhttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3694ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO TRANSMIDIÁTICA E INOVAÇÃO DOS REMAKES DA SÉRIE NORUEGUESA SKAM2024-03-12T09:52:31-03:00Alciane Nolibos Baccinalcianebaccin@gmail.comJulianny Ribeiro Cardosojuliannyr.cardoso@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é compreender se as estratégias de propagação transmidiática das sete versões internacionais da série Skam inovam em relação à versão original norueguesa (2015-2017). A série, notória por sua abordagem inovadora e relevante, não apenas retrata a vida dos jovens, mas também redefine a dinâmica de compartilhamento e consumo de conteúdo. Investigamos as adaptações nas estratégias de engajamento, moldadas para atender ao público jovem e às exigências do mercado. Ao examinar a evolução da propagação da série pelos fãs, com ênfase no contexto brasileiro, o estudo emprega técnicas metodológicas como observação participante, análise de conteúdo e questionários estruturados no grupo Portal Skam do Facebook, peça fundamental na disseminação da série no país. O foco do estudo está na compreensão das estratégias de propagação, no comportamento dos fãs e na recepção das distintas versões. Entre os resultados pode-se destacar que ao expandir-se para </span><em><span style="font-weight: 400;">remakes</span></em><span style="font-weight: 400;"> em diferentes países, nem todos conseguiram replicar o sucesso inovador da versão original quanto às estratégias de transmidialidade.</span></p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alciane Nolibos Baccin, Julianny Ribeiro Cardosohttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3741FANDOM E PROPRIEDADE INTELECTUAL: O REGISTRO DE MARCA ENQUANTO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE EXPRESSÕES USADAS POR FANBASES2024-04-30T18:04:46-03:00Ana Clara Alves Ribeiroana.clara.alves.ribeiro@gmail.comPaula Giacomazzi Camargopaulagcmzz@gmail.com<p>Este artigo discute o papel que os registros de marca podem desempenhar no âmbito das relações entre os fãs e seus ídolos, enquanto instrumentos de proteção de expressões que são criadas, usadas e/ou difundidas nesse contexto, com foco nas fanbases de música, a partir de estudos de caso, análises de práticas de fandom e pesquisas em bases abertas de Propriedade Intelectual Embora a relação entre fandom e Propriedade Intelectual seja objeto de rica pesquisa e literatura na área dos <em>Fan Studies</em>, Comunicação Social e outras áreas correlacionadas, esse tema é mais frequentemente abordado sob a perspectiva dos direitos autorais, sobretudo com foco na produção de <em>fanfiction</em> e outras práticas de transformação de obras protegidas pela legislação de direitos autorais. Porém, pouco é explorado em relação a outra espécie do gênero Propriedade Intelectual, qual seja, a marca. Neste artigo, defendemos que algumas expressões usadas nos ambientes de fandom assumem contornos de marcas, nos termos da legislação de Propriedade Industrial, e nesse sentido, o registro de marca pode ser alternativa relevante para o uso desses ativos pelos artistas e titulares de direitos de propriedade intelectual, inclusive protegendo-os contra a exploração por terceiros estranhos à relação fã-ídolo.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ana Clara Ribeiro, Paula Giacomazzi Camargohttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3730AS LIVRARIAS FÍSICAS COMO TERRITÓRIOS CRIATIVOS DA CREATOR ECONOMY E DOS BOOKTOKERS 2024-06-25T18:41:05-03:00Gabriel Mattosgabriel@napraca.com.brDaniel Kamlotdanielkamlot@yahoo.com.br<p>O presente trabalho analisa como, na percepção de <em>players</em> do mercado, o TikTok e os seus criadores de conteúdo apresentam impacto direto na ressignificação das livrarias. Após analisar o conceito de territórios, aborda-se a criação de conteúdo literário e sua relação com livrarias, <em>booktokers</em> e <em>creators</em>. Após investigação no ainda restrito conteúdo disponível sobre o tema em publicações relevantes à área, realizou-se uma pesquisa Descritiva, de abordagem Qualitativa, com entrevistas em profundidade tendo ocorrido junto a acadêmicos e executivos atuantes no mercado. A análise dos resultados seguiu um paradigma interpretativista, demonstrando haver, de fato, uma mudança na forma como editoras e livrarias encaram as plataformas digitais, sob o ponto de vista do negócio, ou seja, entendendo que estas de fato se tornaram geradoras de receita para o mercado, simbolizando novas oportunidades surgidas no contexto do mercado editorial. Ao mesmo tempo, também é possível enxergar a crescente profissionalização dos <em>creators</em>, que conseguem, inclusive, operar praticamente como instituições de veiculação de mídia online, oferecendo serviços para diversas entidades. Observa-se, ainda, que os espaços de comunidades se mostram cada vez mais plurais, diversos e multiplataforma, criando narrativas transgeracionais e influenciando na formação de novos leitores.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gabriel Mattoshttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3689UMA ANÁLISE DO FANDOM K-POP “ORBIT” DO GRUPO LOONA 2024-07-12T10:28:09-03:00Manoela Fernandes Vieira Barbosamanoelafvb@alu.ufc.brGeórgia da Cruz Pereirageorgia@virtual.ufc.br<p>Para responder à questão de como se dão produções de fãs em comunidades <em>online</em> e quais são suas atividades características, este artigo analisa o <em>fandom </em>“Orbit”, fãs do grupo musical de <em>K-pop</em> Loona, pela plataforma Facebook. Com base em estudos sobre cultura de fãs como os de Duffet (2014) e Amaral (2016), e a partir da netnografia de Kozinets (2014), foram analisados os conteúdos e interações entre membros e seguidores de 3 grupos e 5 páginas organizados por fãs, catalogando suas produções de acordo com os conceitos de Silveira (2010) e Jenkins, Ford e Green (2015). O estudo permitiu compreender como essas pessoas se organizam e interagem com os produtos culturais, e como se tornam elas mesmas produtoras de materiais derivados. Além disso, foi possível observar como a lógica algorítmica tem sido incorporada para mobilizar as audiências em torno dos ídolos. O período da pesquisa correspondeu à exibição do <em>reality show </em>Queendom 2, no qual os membros do grupo Loona competiram, e seus fãs realizaram atividades para lhes garantir pontos.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Manoela Fernandes Vieira Barbosa, Geórgia da Cruz Pereirahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3708A FANFICTION TRANSFORMATIVA DE OS MISERÁVEIS, DE VICTOR HUGO: OS “AMIGOS DO ABC” REIMAGINADOS2024-04-03T14:02:47-03:00Letícia Batista Dornelasleticia.dornelas13@gmail.comNatasha Vicente da Silveira Costanvscosta@gmail.com<p>Com vários anos de história, a <em>fanfiction</em> (ficção escrita de fãs para fãs) evoluiu para se tornar um gênero literário, com convenções narrativas e vocabulário específicos. Desde o começo da sua existência, ela levantou dúvidas e controvérsias sobre sua legitimidade enquanto adaptação. Esse trabalho analisa, de forma comparativa, o romance <em>Os Miseráveis</em>, de Victor Hugo (1862), e três obras de <em>fanfiction</em> nele baseadas. Comparamos o romance com três trabalhos de <em>fanfiction</em> em universo alternativo contemporâneo, publicados entre 2014 e 2015. A hipótese deste trabalho é que a caracterização de personagens nos trabalhos de <em>fanfiction</em> é um dos recursos que contribuem para a adaptação transcultural da obra canônica. Procuramos refletir, especificamente, sobre como o grupo revolucionário chamado por Victor Hugo de “os amigos do ABC” se transforma em reimaginações contemporâneas, considerando o panorama de movimentos sociais dos anos 2010. Para basear a pesquisa, utilizamos os conceitos de adaptação de Hutcheon (2013) e Sanders (2006). Recorremos também aos estudos sobre <em>fanfiction</em> e à fortuna crítica de <em>Os Miseráveis</em>. Concluímos que a escrita coletiva das <em>fanfiction</em>s de <em>Os Miseráveis</em> não é meramente derivativa e sim transformativa, unindo o material original às adaptações midiáticas e à construção coletiva dos fãs. Na comparação, percebemos que a <em>fanfiction</em> reinventa aspectos do texto para sua audiência, ressignifica e expande elementos narrativos para refletir sobre desigualdades. Vimos que a construção desses personagens e de seus círculos sociais é influenciada tanto pelo texto original quanto pela realidade dos fãs-escritores. Entendemos, enfim, os trabalhos de fanfiction como transformativos, adaptando transculturalmente a obra-base.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Letícia Batista Dornelas, Natasha Vicente da Silveira Costahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3732PROCESSO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LETRAS DE MÚSICA: EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE MENSAGENS EM ÁLBUNS DO BTS2024-06-30T18:21:38-03:00Jhyenne Yara Gomes Santanajhyennegomes@gmail.com.brMirna Tonusmirnatonus@ufu.br<p>Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado, realizada e orientada, respectivamente, pelos autores. Nele, apresenta-se o histórico da <em>boyband</em> sul-coreana BTS, e detalham-se os procedimentos metodológicos empregados para a análise de letras de músicas do BTS, lançadas entre 2020 e 2022, anos marcados pela pandemia de Covid-19. Como <em>corpus</em> de pesquisa, foram elencados os três álbuns coreanos lançados no período mencionado, sendo eles <em>Map of The Soul:7</em>, <em>BE</em> e<em> Proof</em>. Seguindo os passos definidos para uma Análise de Conteúdo − essa técnica analítica foi adotada pelos autores com o intuito de minimizar a subjetividade ao buscarem extrair os significados das letras das músicas do grupo −, foram estabelecidos indicadores e categorias a partir de leituras das letras em etapas, efetuadas para o processo de decodificação do <em>corpus</em>, considerando a unidade de registro “tema”, com o objetivo de identificar os núcleos de sentido na mensagem presente no conteúdo selecionado. A partir dos procedimentos adotados, foi possível identificar quais foram os temas mais abordados em cada álbum no período citado e analisar as mensagens transmitidas nas letras das nove músicas analisadas, com destaque para abordagens sobre a vida de artista, os fãs, o grupo em questão, o tempo e o outro.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Jhyenne Gomes, Mirna Tonushttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3825FESTA COMPLETA, COM AFETOS E PERTENÇAS, UM ESTUDO DE CASO EM TORNO DO “FESTIVAL DA COMIDA CONTINENTE”, PORTO-PORTUGAL2024-07-02T16:41:39-03:00Diego Soares Rebouçasdiegosoaresreboucas@gmail.comPaula Guerrapguerra@letras.up.pt<div class="page" title="Page 1"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O universo dos festivais, para o estudo da cultura de <em>fandoms</em>, tem se tornado cada vez mais uma paragem obrigatória para a compreensão das dinâmicas culturais das/nas sociedades contemporâneas. Enfocando o “Festival da Comida Continente 2023” como caso emblemático, este artigo promove uma análise de como comida e música, como cernes da programação do evento, tornam-se vetores de agregação e sociabilidade para a elaboração do que alguns estudiosos têm chamado/identificado de cenas culturais (Bennett, 2004, 2014; Blum, 2001; Guerra, 2024, 2021, 2018, 2017, 2016). Importa referir que o caso em estudo levanta condições para desenharmos o conjunto de comportamentos do público do festival como o principal promotor de uma lógica de coletivização pulsante, de partilha de interesses que se inter-relacionam e se externalizam tornando-se uma fulcral parcela para a existência da cena cultural. </p> </div> </div> </div>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Diego Rebouças, Paula Guerra https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3690MODA, SEMIÓTICA E RECEPÇÃO DOS FÃS: UMA ANÁLISE DO CLIPE JOGO DE LOUÇA DOS ARTISTAS TOTO DE BABALONG E GABY AMARANTOS2024-03-20T19:44:39-03:00Marcos Daniel da Silva OliveiraMarcosdanieoliveira@gmail.com<p>Este artigo investigou a interseção entre moda, semiótica e percepção dos fãs no videoclipe <em>Jogo de Louça</em> de Toto de Babalong e Gaby Amarantos. Através de uma análise semiótica, identificamos os elementos visuais, simbólicos e culturais presentes no clipe, revelando como a moda é uma linguagem complexa que comunica mensagens culturais. Além disso, exploramos a interação ativa dos fãs nas redes sociais, destacando como suas interpretações e discussões enriquecem a compreensão do clipe. Esta pesquisa contribui para a compreensão da cultura visual contemporânea, ressaltando o papel da moda na comunicação cultural e na criação de significados compartilhados.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcos Daniel da Silva Oliveirahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3704“OPPA SCAM” AND ROMANTIC RELATIONSHIPS IN K-DRAMAS: IDOLATRY AND FAN ACTIVISM IN BRAZIL2024-03-03T21:35:18-03:00Ligia Prezia Lemosligia.lemos@gmail.comMariana Marques de Lima Pinheiromarit.mlima@gmail.com<p>The research addresses the reception of K-dramas by Brazilian fandom in terms of transculturality, in which fans from Brazil play a fundamental role in the dialogue about, promotion and sharing of content related to both actors and characters. From there, it explores issues of representation and gender roles. Based on previous research findings, it uses qualitative methods, without seeking generalizations, but highlighting aspects related to fan idolatry and activism. It focuses on analyzing issues related to masculinity and the idealization of South Korean men in K-dramas, which can lead to the dissociation between fiction and reality. This dissociation is exemplified by the “oppa scam”, in which people pretend to be South Korean actors to extort money from Brazilian fans. It concludes that Brazilian fans are inserted in a global and local environment that can generate unexpected situations regarding the assimilation of pop culture in specific contexts.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ligia Prezia Lemos, Mariana Marques de Lima Pinheirohttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3675PRODUCTION, TECHNOLOGY, AND GLOBALIZATION IN POP CULTURE2024-02-15T13:05:34-03:00Adriana da Rosa Amaraladriana.amaral@gmail.comSimone Driessensimoneccr@feevale.br2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mauricio Barth