“VIRANDO O JOGO” COM O CLUB PENGUIN

Autores

  • Conie Smolinski Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.805

Resumo

A tecnologia e seus aparatos trouxeram práticas diferentes ao nosso quotidiano, inserindo a instantaneidade e a multimodalidade até em tarefas simples, como o brincar e o estudar. As crianças nascidas imersas nessa nova cultura potencializam seu desenvolvimento cognitivo e desenvolvem novas habilidades. O artigo que segue analisou as aulas particulares de inglês (L2) de crianças gêmeas, de seis anos, tendo o jogo eletrônico Club Penguin como base para o desenvolvimento linguístico. Os resultados mostram que a inserção do jogo ampliou as possibilidades de aprender e usar a L2, superando o oferecido pelo livro didático devido ao uso imediato e efetivo da língua e proporcionando sua prática continuada. Além disso, as novas características de aprendizagem evidenciaram-se e revelaram um aprendizado mais independente e personalizado do que o aprendizado tradicional e centralizador que tínhamos até então.

Palavras-chave: Club Penguin. Segunda língua (L2). Jogo eletrônico. Cibercultura. Nativos digitais.

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

Smolinski, C. (2015). “VIRANDO O JOGO” COM O CLUB PENGUIN. Revista Prâksis, 1, 103–114. https://doi.org/10.25112/rp.v1i0.805