DIMENSÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: CADÊ O QUADRO VERDE?

Autores

  • Rosana Silveira Dorneles Universidade Feevale
  • Jozilda Berenice Cândido Fogaça Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.390

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na educação não escolar e tem como objetivos analisar as dimensões pedagógicas nela presentes na perspectiva de sua articulação à totalidade da ação e observar a relação das dimensões pedagógicas presentes na prática dos educadores com seus planos de ação. A pesquisa proporciona a reflexão em relação à Pedagogia e à educação não escolar, trazendo a importância de pensá-la nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como instrumentos de coleta de dados a observação participante, a análise documental e a entrevista semiestruturada. A investigação proporcionou a descoberta de dimensões pedagógicas no contexto da educação não escolar, elencadas como categorias de análise: formação continuada, prática docente e planejamento. Tais dimensões pedagógicas são semelhantes às do contexto da educação escolar, no entanto se articulam de formas distintas, singularizando as práticas educativas não escolares. As ações pedagógicas, nessa análise, são voltadas ao educando e constituem-se a partir da prática. Pensar as dimensões pedagógicas na educação não escolar é direcionar um olhar especial às práticas educativas, potencializando e legitimando ainda mais esse novo campo de educação.

Palavras-chave: Pedagogia. Formação. Prática docente. Planejamento. Educação Não Escolar.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Dorneles, R. S., & Fogaça, J. B. C. (2015). DIMENSÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: CADÊ O QUADRO VERDE?. Revista Prâksis, 2, 56–66. https://doi.org/10.25112/rp.v2i0.390