CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES

Autores

  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.971

Resumo

O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, o que se busca é estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que esses modelos têm apresentado crescente sofisticação, na medida em que passam a agregar elementos complementadores que buscam melhor explicar o relacionamento entre as partes envolvidas. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão desse processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.

Palavras-chave: Cocriação de Valor. Mercado B2B. Modelos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Como Citar

Troccoli, I. R., & Altaf, J. G. (2010). CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 7(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v7i2.971

Edição

Seção

Artigos Livres