A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PEQUENA EMPRESA: CASO JUMOSER

Autores

  • Mônica Herek Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná
  • Júlio Ernesto Colla Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná
  • Sérgio Luiz Pirani Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v6i2.942

Resumo

Este texto resulta da análise do processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). O objetivo foi analisar o processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo escolhido. A pesquisa qualitativa pelo método do estudo de caso configura a metodologia adotada. A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, fato que o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. A análise principal do modelo foi baseada no modelo de Ba, mais especificamente, Originating Ba, Interacting Ba, Cyber Ba e Exercising Ba. Apesar de terem sido constatadas falhas no processo de criação do conhecimento, do fato de o conhecimento estar estabelecido nas pessoas e não na organização, assim como de o conhecimento se centralizar na figura do proprietário e da estrutura organizacional simples, o modelo de comunicação da empresa facilita a criação dos Ba's iniciais.

Palavras-chave: Criação do Conhecimento. Pequena Empresa. Modelo de Ba.

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Publicado

2009-08-01

Como Citar

Herek, M., Colla, J. E., Pirani, S. L., & Teixeira, R. M. (2009). A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PEQUENA EMPRESA: CASO JUMOSER. Revista Gestão E Desenvolvimento, 6(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v6i2.942

Edição

Seção

Artigos Livres