GESTÃO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS FAMILIARES NO VALE DO SINOS/RS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v6i1.931Resumo
No contexto das mudanças empresariais, as empresas familiares têm sido objeto freqüente de observação e estudo devido ao potencial de desenvolvimento. Este trabalho tem como objetivo identificar e caracterizar práticas organizacionais de gestão realizadas por empresas familiares de micro, pequeno e médio porte, na região do Vale do Sinos (RS), no sentido de propiciar reflexões e possíveis ações que visem ao aprimoramento dos modelos organizacionais adotados. Aplicou-se a metodologia de pesquisa descritiva para desenvolver este estudo, com utilização do procedimento de levantamento survey; a análise dos dados deu-se através das abordagens quantitativa e qualitativa, com interpretação qualitativo-descritiva. Os resultados do estudo sugerem que as empresas familiares pesquisadas implementem mudanças e aprimoramentos em suas práticas de gestão, para que modelos organizacionais adotados sejam flexíveis e ajustados à realidade do mundo globalizado contribuindo, assim, com o próprio crescimento da empresa e também com o desenvolvimento local, regional e nacional.
Palavras-chave: Gestão. Práticas Organizacionais. Empresas Familiares. Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.