REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL (EIAs): MODELOS VISUAIS, CONTEXTUAIS E COLABORATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v4i2.890Resumo
Os Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) consistem em uma série de procedimentos de coleta, análise, avaliação, estruturação, discussão, compartilhamento e formalização de dados e informações visando ao delineamento de um corpo de conhecimentos para a tomada de decisão com respeito a empreendimentos que impliquem significativa modificação do ambiente. Apesar da existência de procedimentos técnicos consagrados para a sua realização, são alvo de críticas por parte de especialistas, principalmente no que diz respeito à falta de integração entre membros de equipes que os elaboram e à limitação quanto à combinação de capacidades analíticas e sintéticas de seus integrantes. A capacidade de representação acurada do meio ambiente é uma questão implicada na fragilidade dos EIAs. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de conceitos e exemplos relacionados às representações do conhecimento com auxílio de computador – visuais, contextuais e colaborativas, focando-se no modelo dos EIAs. Constata-se que a compreensão e a integração dos diversos modelos representacionais do conhecimento são fundamentais para a melhoria dos procedimentos de elaboração desses estudos.
Palavras-chaves: Representação do conhecimento. Estudos de impacto ambiental (EIAs). Representações visual, contextual e colaborativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.