EMOÇÕES, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.515Resumo
A gestão para a criatividade e a inovação é um desafio, especialmente, para as empresas em contextos extremamente competitivos e, para enfrentar esse desafio, tem-se argumentado que as empresas devem contar com recursos específicos para promover o comportamento criativo, desenvolvendo fatores que podem influenciar positivamente a criatividade dos indivíduos, tornando as organizações mais inovadoras. Nesse contexto, torna-se extremamente relevante compreender os fatores que influenciam a criatividade e o desenvolvimento de inovações, especialmente, os fatores psicológicos. Assim, este ensaio discute a relação entre os fatores psicológicos, especialmente as emoções, a criatividade e a inovação, com a finalidade de trazer contribuições para a melhoria da gestão da criatividade e da inovação. Propõe-se também um modelo teórico preliminar, visando a prover algumas relações a serem investigadas em estudos futuros. Para que o ambiente organizacional seja o locus da criação útil, o contexto precisa ser de apoio aos indivíduos que nela trabalham, já que desses indivíduos fazem parte as emoções, em diferentes valências e intensidades. No entanto, as ligações de causalidade entre emoções, criatividade e inovação precisam continuar a ser examinadas, já que a operacionalização dos conceitos, bem como os resultados ainda não são conclusivos. Para tanto, é importante que os dois subcampos teóricos relacionados à criatividade e à inovação tornem-se mais integrados futuramente devido à sua potencialidade e porque, atualmente, há muito pouca sinergia. Adicionalmente, é fundamental que essas pesquisas tenham caráter multinível, integrando os níveis individuais, de grupo e organizacionais nos diversos setores criativos.
Palavras-chave: Criatividade. Inovações. Emoções.
Referências
ALENCAR, E. M.. Desenvolvendo a criatividade nas organizações o desafio da inovação, RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 6, pp. 6-11. 1995.
ALLOY, L. B.; ABRAMSON, L. T. Judgment of contingency in depressed and non-depressed students: Sadder but wiser? Journal of Experimental Psychology General, v. 108, p. 441-485, 1979.
ALLOY, L. B.; ABRAMSON, L. T. Learned helplessness, depression, and the illusion of control. Journal of Personality and Social Psychology, v. 42, p. 1114-1126, 1982.
AMABILE, T. M. The social psychology of creativity: A componential conceptualization. Journal of Personality and Social Psychology, v. 45, p. 357–376, 1983.
AMABILE, T. M.; BARSADE, S. G.; MUELLER, J. S.; STAW, B. M. Affect and creativity at work. Administrative Science Quarterly, v. 50, p. 367-403, 2005.
AMABILE, T.M.. A model of creativity and innovation in organisations. Research in Organisational Behavior, v. 10, p. 123–167, 1988.
ANDERSON, N.; POTOCNIK, K.; ZHOU, J.. Innovation and creativity in organizations: A state-of-the-science review: Prospective commentary and guiding framework. Journal of Management, n. 40, p. 1297–1333, 2014.
ASHBY, F. G.; ISEN, A. M.; TURKEN, A. U. A neuropsychological theory of positive affect and its influence on cognition. Psychological Review, v. 106, p. 529–550, 1999.
ASHBY, F. G.; VALENTIN, V. V.; TURKEN, A. U. The effects of positive affect and arousal and working memory and executive attention: Neurobiology and computational models. In: MOORE, S. C.; OAKSFORD, M. (Eds.). Emotional cognition: From brain to behavior. Amsterdam: John Benjamins, p. 245–287, 2002.
AUDIA, P.G;; GONÇALO, J.A.. Past success and creativity over time: A study of inventors in the hard disk drive industry. Management Science, v. 53, p. 1–15, 2007.
BAAS, M.; DE DREU, C. W. K.; NIJSTAD, B. A. A meta-analysis of 25 years of mood- creativity research: Hedonic tone, activation, or regulatory focus? Psychological Bulletin, v. 134, p. 779-806, 2008.
BAER, M.. Putting creativity to work: The implementation of creative ideas in organisations. Academy of Management Journal, v. 55, p. 1102–1119, 2012.
BAREGHEH, A.; ROWLEY, J.; SAMBROOK, S.. Towards a multidisciplinary definition of innovation. Management Decision, v. 47, n. 8, p. 1323–1339, 2009.
BREHM, J. W. The intensity of emotion. Personality and Social Psychology Review, v. 3, p. 2–22, 1999.
BREM, A.; PUENTE-DIAZ, R.; AGOGUÉ, M.. Creativity and innovation: state of the art and future perspectives for research. International Journal of Innovation Management, v. 20, n. 7, 2016.
BURNSIDE, R. M.; AMABILE, T. M.; GRYSKIEWICZ, S. S. Assessing Organizational Climates for Creativity and Innovation: Methodological Review of Large Company Audits. In: IJIRI, Y.; KUHN, R. L. Creative and Innovative Management. Cambridge, MA: Ballinger Publishing Company, p. 169-186, 1988.
CARVER, C. S. Negative affects deriving from the behavioral approach system. Emotion, v.4, p. 3–22, 2004.
CASTAÑER, X.. Redefining creativity and innovation in organisations: suggestions for redirecting research. International Journal of Innovation Management, v. 20, n. 4, 2016.
CLARK, M. S.; ISEN, A. M. Toward understanding the relationship between feeling states and social behavior. In HASTORF, H.; ISEN, A.M (Eds.). Cognitive Social Psychology. New York: Elsevier, p.73-108, 1982.
CROSSMAN, M.; APADYN, M.. A multi-dimensional framework of organisational innovation: A systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154–1191, 2010.
DE CLERQ, D.; CASTAÑER, X.; BELAUSTEGUIGOITIA, I. Explaining initiative selling within organisations: Towards a more comprehensive motivational framework. Journal of Management Studies, v. 48, p. 1269–1290, 2011.
DE DREU, C. K. W.; BAAS, M.; NIJSTAD, B. A. Hedonic tone and activation in the mood–creativity link: Towards a dual pathway to creativity model. Journal of Personality and Social Psychology, v. 94, p. 739 –756, 2008.
DEHEINZELIN, Lala. Economia criativa e métodos para dar uma mão ao futuro. Redige, v. 2, n. 2, 2011.
EASTERBROOK, J. A. The effect of emotion on cue utilization and the organization of behavior. Psychological Review, v. 66, p. 183–201, 1959.
FONG, C. T. The effects of emotional ambivalence on creativity. Academy of Management Journal, v. 49, p. 1016–1030, 2006.
FORGAS, J. P. Mood and judgment: The affect infusion model (AIM). Psychological Bulletin, v. 116, p. 39–66, 1995.
FRIEDMAN, R. S.; FORSTER, J.; DENZLER, M. Interactive effects of mood and task framing on creative generation. Creativity Research Journal, v. 19, p. 141–162, 2007.
FRIJDA, N. H. Moods, emotion episodes, and emotions. In: LEWIS, M.; HAVILAND,J. M. Haviland (Eds.). Handbook of emotions, New York: Guilford Press, p. 381–403, 1993.
GEORGE, J. M.; ZHOU, J. Understanding when bad moods foster creativity and good ones don't: The role of context and clarity of feelings. Journal of Applied Psychology, v. 87, p. 687-697, 2002.
GURGEL, M.. Criatividade & inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. Dissertação de Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2006.
HOWKINS, J. The creative economy: how people make money from ideas. London: Penguin Press, 2001.
ISEN, A. M. Some perspectives on positive affect and self-regulation. Psychological Inquiry, v. 11, p. 184–187, 2000.
ISEN, A. M.; DAUBMAN, K. A. The influence of affect on categorization. Journal of Personality and Social Psychology, v. 47, p. 1206 –1217, 1984.
ISEN, A. M.; DAUBMAN, K. A.; NOWICKI, G. P. Positive affect facilitates creative problem solving. Journal of Personality and Social Psychology, v. 52, p. 1122–1131, 1987.
ISEN, A. M.; JOHNSON, M. M.; MERTZ, E.; ROBINSON, G. F. The influence of positive affect on the unusualness of word associations. Journal of Personality and Social Psychology, v. 48, p. 1413–1426, 1985.
ISEN, A. M.; MEANS, B. The influence of positive affect on decision-making strategy. Social Cognition, v. 2, p.18-31, 1983.
KOIVUNEN, N.; REHN, A.. Creativity and the Contemporary Economy. Malmö: Liber, 2009.
MARCH, J.G.. Rationality, foolishness, and adaptive intelligence. Strategic Management Journal, n. 27, p. 201–214, 2006.
MARTI.NS, E.C.; TERBLANCHE, F.. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. European Journal of Innovation Management, n. 6, p. 64–74, 2003.
MIGUEZ, P. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: Nussbaumer , G. M. (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA. Coleção CULT, 2007.
MINISTERIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: Política, diretrizes e ações 2011-2014. Brasília, 2012.
REITE-PALMON R.A.B; KAUFMAN, J.C.. Looking at creativity through a business-psychology-education (BPE) lens: The challenge and benefits of listening to each other. In: SHUI, E. (Ed). Creativity Research: An Inter-Disciplinary and Multi-Disciplinary Research Handbook, New York, NY: Routledge, p. 9–30, 2014.
SCHUMPETER, Joseph A. (1942). Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
SCHWARZ, N.; BLESS, H. Happy and mindless, but sad and smart? The impact of affective states on analytic reasoning. In: FORGAS, J. P (Ed.), Emotion and social judgments. Elmsford, NY: Pergamon Press, p. 55–71, 1991.
SCHWARZ, N.; BOHNER, G. Feelings and their motivational implications. Moods and the action sequence. In GOLLWITZER, P.M.; BARGH, J.A. (Eds.), The psychology of action. Linking cognition and motivation to behavior. New York: The Guilford Press, p.119-145 1996.
SIMONTON, D. K. Creative productivity: A predictive and explanatory model of career trajectories and landmarks. Psychological Review, v. 104, p. 66–89, 1997.
SINCLAIR, R. C.; MARK, M. M. The influence of mood state on judgment and action: Effects on persuasion, categorization, social justice, person perception, and judgmental accuracy. In MARTIN, L.; TESSER (Eds.). The construction of social judgments. Hillsdale, NJ: Erlbaum, p.165-193, 1992.
STERNBERG, R. J. The Nature of Creativity. Creativity Research Journal, v. 18, n. 1, p. 87-98, 2006.
STONER, J.; FREEMAN, R. Edward. Administração. Rio de Janeiro: L.T.C., 1999.
UNESCO. Creative economy: report 2008. Nova York: United Nation, 2008.
UNESCO. Creative economy: report 2010. Nova York: United Nation, 2010.
WOODMAN, R. W.; SAWYER, J. E.; GRIFFIN, R. W. Toward a Theory of Organizational Creativity. Academy of Management Review, v. 18, n. 2, p. 293-321, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.