UM OLHAR DOS GESTORES SOBRE A GERAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Magda Sales Pinho Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cristina Dai Prá Martens Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.50

Resumo

A geração digital tem sido foco de estudo pela literatura nacional e internacional. Esses estudos têm focado em temas relacionados ao interesse dos jovens, suas características e atitudes, entre outros, mas pouco se encontra sobre a atuação do jovem na organização. Este estudo objetiva analisar a atuação do jovem da geração digital no contexto das organizações segundo a opinião de gestores. Esta pesquisa é de caráter exploratório e foi realizada por meio de entrevista em profundidade com dois profissionais, a saber: um gestor de recursos humanos em uma empresa multinacional; o outro, proprietário de uma empresa de médio porte. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Para os gestores entrevistados, os jovens oferecem valorosa contribuição para as organizações. Entretanto, contratá-los e mantê-los requer, por parte da empresa, ações que proporcionem uma maior integração entre esses jovens e a organização. Essas iniciativas se fazem necessárias porque tais jovens apresentam um comportamento diferente dos demais colaboradores em relação ao comprometimento, segundo apontam os gestores.
Palavras-chave: Geração digital. Geração Y. Geração digital nas organizações. Gerenciamento da Geração Digital. Jovens no trabalho.

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Pinho, M. S., & Martens, C. D. P. (2015). UM OLHAR DOS GESTORES SOBRE A GERAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 12(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.50