EMPREENDEDORISMO DIGITAL POR MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3442Palavras-chave:
Empreendedorismo digital. Mulheres. Contextos marginalizados. Bibliometria.Resumo
Este artigo objetivou analisar as produções acadêmicas acerca do empreendedorismo digital feito por mulheres. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: como as abordagens referentes ao empreendedorismo digital feito por mulheres estão sendo discutidas na literatura acadêmica? O estudo é Qualitativo e Descritivo. Os dados foram coletados no mês de abril de 2021, na Web of Science, pelo método Proknow-C. A busca inicial apresentou 637 artigos e, após a aplicação do método, a amostra final foi composta por 17 artigos, os quais foram categorizados e analisados. Os dados foram tratados por meio da análise Sistemática e Bibliométrica, com auxílio do Software VOSviewer. Os resultados obtidos revelaram que o empreendedorismo digital feito por mulheres tem sido impulsionado pela inclusão social, empoderamento feminino, redução da pobreza e estímulo ao crescimento e desenvolvimento econômico regional. As empreendedoras em questão, contudo, ainda atuam de forma incipiente na economia digital. As contribuições teóricas indicam urgência em desenvolver e estimular o empreendedorismo digital feito por mulheres, especialmente em contextos marginalizados.
Referências
AFONSO, M. H. et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? aplicação do processo
proknow-c na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão
Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 47–62, 2011.
BACELAR, A. S.; GOMES, A. F.; SANTANA, W. G. P.; SANTOS, R. A. A influência das socializações no processo
decisório de mulheres empreendedoras. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p.
–217, 2020.
BANDEIRA, Patrícia Bock; AMORIM, Marcos; DE OLIVEIRA, Manoela Ziebell. Empreendedorismo feminino:
estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Revista Psicologia:
Organizações e Trabalho, 2020.
BAILUR, S.; MASIERO, S. Women’s income generation through mobile internet: A study of focus group
data from ghana, kenya, and uganda. Gender, Technology and Development, Taylor e Francis, v. 21, n.
-2, p. 77–98, 2017.
CAPES. PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍ-
VEL SUPERIOR-CAPES. Missão e Objetivos. 2021. ⟨https://www-periodicos-capes-gov⟩. Acesso em:
/05/2021.
CARVALHO, G. D. G. de et al. Bibliometrics and systematic reviews: A comparison between the proknow-
-c and the methodi ordinatio. Journal of Informetrics, Elsevier, v. 14, n. 3, p. 101043, 2020.
CATALÁN, A. R.; BUZÓN, V. M.; P´EREZ, R. G. Competencias digitales de las mujeres en el uso de las redes
sociales virtuales: diferencias seg´un perfil laboral. Revista de Investigaci´on Educativa, v. 35, n. 2, p.
–444, 2017.
CRITTENDEN, V. L.; CRITTENDEN, W. F.; AJJAN, H. Empowering women micro-entrepreneurs in emerging
economies: The role of information communications technology. Journal of Business Research, Elsevier,
v. 98, p. 191–203, 2019.
DUFFY, B. E.; HUND, E. “having it all” on social media: Entrepreneurial femininity and self-branding
among fashion bloggers. Social media+ society, SAGE Publications Sage UK: London, England, v. 1, n. 2,
p. 2056305115604337, 2015.
DY, A. M.; MARLOW, S.; MARTIN, L. A web of opportunity or the same old story? women digital entrepreneurs
and intersectionality theory. Human Relations, SAGE Publications Sage UK: London, England, v.
, n. 3, p. 286–311, 2017.
ECK, V.; JAN, N.; WALTMAN, L. VOSviewer manual. Manual for VOSviewer version, 1.0, 2011.
FERREIRA NETO, M. N.; CABRAL, J. E. O.; CASTRO RODRIGUES, J. L. C. C. Empreendedorismo, inovação e
desenvolvimento humano no mundo: análise comparativa. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v.
, n. 1, p. 154–178, 2022.
FERREIRA, G. F.; BASTOS, S. A.P; D’ANGELO, M. J. A look at women’s transition from formal labor to self-
-employment based on endogenous stimuli. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 19, 2018.
FONTANA, D. de M. et al. Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino.
Revista Ciências Administrativas, v. 27, n. 1, 2021.
GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR – GEM – Relatorio executivo. 2018. ⟨https://www.gem.
com⟩. Acesso em:2018.
GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR – GEM – Relatorio executivo. 2019. ⟨https://www.gem.
com⟩. Acesso em:2019.
GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR – GEM (2020/2021) Global Report. Published by the
Global Entrepreneurship Research Association, London Business School, Regents Park, London, UK. 214
pg, 2021.
GENC, M.; ÖKSÜZ, B. A fact or an illusion: Effective social media usage of female entrepreneurs. Procedia-
Social and Behavioral Sciences, Elsevier, v. 195, p. 293–300, 2015.
GRUNDEY. UNDEFINED. search.ebscohost.com. 2021. ⟨http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=
true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=16484460&AN=28811206&h=sLUQk%
BCVJOatapaHyRLMxkE7H7J6Tkgk3sNgwzadfPCgRPSYWavFi2Jyagp6IA5oNU1c3niKus6n5D933v-
GUbQ%3D%3D&crl=c⟩. Acesso em: 12/06/2021.
GUSTAVSSON, E.; CZARNIAWSKA, B. The evolution of the cyberwoman? Rapport nr.: GRI reports, v. 0, n.
, 2004.
HARVEY, A.; FISHER, S. Making a name in games: Immaterial labour, indie game design, and gendered
social network markets. Information, Communication Society, Taylor e Francis, v. 16, n. 3, p. 362–380,
JENNINGS, J. E. BRUSH, C. G. Research on Women Entrepreneurs: Challenges to (and from) the Broader
Entrepreneurship Literature? The Academy of Management Annals, v.7, n.1, p.663-715, 2013.
JIYANE, V.; MOSTERT, J. Use of information and communication technologies by women hawkers and
vendors in south africa. African Journal of Library, Archives Information Science, v. 20, n. 1, 2010.
KAPINGA, A. F.; MONTERO, C. S.; MBISE, E. R. Mobile marketing application for entrepreneurship development:
Codesign with women entrepreneurs in iringa, tanzania. The Electronic Journal of Information
Systems in Developing Countries, Wiley Online Library, v. 85, n. 2, p. e12073, 2019.
LANDSTRÖM, H.; HARIRCHI, G. The social structure of entrepreneurship as a scientific field. Research
Policy, v. 47, n. 3, p. 650-662, 2018.
LUCKMAN, S. Women’s Micro-Entrepreneurial Homeworking: A ‘Magical Solution’to the Work–Life Relationship?.
Australian Feminist Studies, v. 30, n. 84, p. 146-160, 2015.
LIMA, J. M. et al. Empreendedorismo como aporte para o empoderamento econˆomico feminino. Revista
Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 48, p. 251–266, 2021.
MARIANO, A.; ROCHA, M. Revisão da literatura: apresentação de uma abordagem integradora. AEDEM
International Conference. Vol. 18. 2017.
MCADAM, M.; CROWLEY, C.; HARRISON, R. T. To boldly go where no [man] has gone before - institutional
voids and the development of women´s digital entrepreneurship. Technological Forecasting and Social
Change, Elsevier, v. 146, p.912–922, 2019.
MOLETTA, J. et al. Business networks of women entrepreneurs: an analysis of the expectation and reality
of factors that affect trust in a business network. Journal of Intelligent Manufacturing, Springer, v. 34,
n. 3, p. 1021–1036, 2023.
NKOA, Bruno Emmanuel Ongo; SONG, Jacques Simon. How digital innovation affects women’s entrepreneurship
in Africa? An analysis of transmission channels. The International Journal of Entrepreneurship
and Innovation, 2023.
OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples., OECD,
PERGELOVA, A. et al. Democratizing entrepreneurship? digital technologies and the internationalization
of female-led smes. Journal of Small Business Management, Taylor e Francis, v. 57, n. 1, p. 14–39,
SAIKUMARI, V.; SUNITHA, V. Women Entrepreneurship Index Prediction Model with Automated Statistical
Analysis. Intelligent Automation & Soft Computing, v. 36, n. 2, 2023.
SAMPIERI, R.; COLLADO, C.; LUCIO, P. B. Metodologia dela investigacion. Colombia: Panamericana Formas
e Impresos SA, 1997.
SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management
Review. v. 25. n. 1. pp. 217-226, 2000.
SEBRAE. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Empreendedorismo feminino:
qual a sua importância para a sociedade? ⟨https://www.sebrae.com.br⟩. Acesso em: 2021.
VENKATESH, V. et al. Networks, technology, and entrepreneurship: A field quasi-experiment among women
in rural india. Academy of Management Journal, Academy of Management Briarcliff Manor, NY, v.
, n. 5, p. 1709–1740,2017.
WALLIS, C. Micro-entrepreneurship, new media technologies, and the reproduction and reconfiguration
of gender in rural china. Chinese Journal of Communication, Taylor e Francis, v. 8, n. 1, p. 42–58, 2015.
YU, H.; CUI, L. China’s e-commerce: empowering rural women? The China Quarterly, Cambridge University
Press, v. 238, p. 418–437, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Moreira Dos Santos, Rubem Alves Figueredo , Rúbia Oliveira Corrêa , Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.