VIOLÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE: APROXIMAÇÕES ENTRE OS CASOS DE MEDELLÍN E CASCAVEL

Autores

  • Tiago Pereira Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Docente Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - Doutorando em Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v13i1.344

Resumo

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa de doutorado desenvolvida pelo autor na cidade de Cascavel – PR. O tema refere-se às relações entre violência juvenil, políticas públicas para juventude e as intervenções urbanas no espaço público. Partindo da constatação do aumento do índice de homicídios no Brasil, analisa-se o caso de Cascavel, destacando o modo como diversas carências de ordem material se concentraram na região norte da cidade e como se relacionam com os altos índices de violência na região. A territorialização da violência evidencia a centralidade da questão urbana no combate à violência. Nesse sentido, propõem-se a hipótese de que, as políticas públicas para juventude no Brasil carecem de projetos que ressignifiquem os chamados “bairros problemáticos” notadamente por meio de intervenções urbanas. O estudo toma como referência a experiência de Urbanismo Social empreendida em Medelin, Colômbia e coloca em relação ao Centro da Juventude Prof. Jomar Rocha, em Cascavel, Paraná. Os resultados preliminares, alcançados por meio de pesquisa bibliográfica e observação etnográfica apontam para necessidade de políticas públicas articuladas e em diálogo permanente com a comunidade local. A oferta de infraestrutura urbana igualmente se destaca como elemento essencial para o alcance de impactos positivos nas ações públicas. Relacionando as diferentes propostas observam-se resultados distintos: em Medellín os números da violência e evasão escolar diminuíram significativamente, ao passo que em Cascavel os índices de violência não apresentaram variação desde a criação do Centro da Juventude.

Biografia do Autor

Tiago Pereira Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Docente Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - Doutorando em Ciências Sociais

Docente da UNIOESTE no Colegiado de Pedagogia. Doutorando em Ciências Sociais na UNISINOS.

Referências

CARDIA. N.; ADORNO; S.; POLETO, F. Homicídio e violação de direitos humanos em São Paulo. Estudos Avançados, v. 17, n. 47, 2003.

GADEA, Carlos A. A violência e as experiências coletivas de conflito. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra-Portugal, 92, Março de 2011: p. 75-98.

GADEA, Carlos Alfredo. Itinerários juvenis em situação de vulnerabilidade social: Diagnóstico sobre a realidade juvenil e a violência intersubjetiva e o impacto dos Centros POD Juventude em Porto Alegre – RS. Projeto de Pesquisa. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Observatório Juvenil do Vale, 2012.

González Vélez, María Eugenia y Carrizosa Isaza, Catalina. (2011). Entre La planeación urbana, La apropiación del espacio y la participación ciudadana. Los pactos ciudadanos y el Parque Biblioteca España de Santo Domingo Savio. Estudios Políticos, 39, Instituto de Estudios Políticos, Universidad de Antioquia, (pp. 117-140).

Restrepo, Nataly Montoya. (2014). Urbanismo social en Medellín: uma aproximación desde la utilización estratégica de los derechos. Estudios Políticos, 45, Instituto de Estudios Políticos, Universidad de Antioquia, pp. 205-222.

MOURA, R; MAGALHÃES, M. V. Leitura do padrão de urbanização do Paraná nas duas últimas décadas. Revista Paraná Desenvolvimento, n. 88, p. 3-21, maio/ago. 1996.

PIAIA, V. A ocupação do Oeste do Paraná e a formação de Cascavel: singularidades de uma cidade comum. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

RAMÃO, FERNANDA PAMPLONA. Espaço urbano e criminalidade violenta: análise da distribuição espacial dos homicídios no município de Cascavel/PR. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SPERANÇA, A. Cascavel: a história. Curitiba: Lagarto, 1992.

MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em Perspectiva, 14(4): 21-33, 2000.

FONTES

CASCAVEL. Prefeitura Municipal de Cascavel. Secretaria Municipal de Planejamento

(SEPLAN). Perfil Municipal da cidade de Cascavel 2004. Disponível em: . Acesso em 24 out. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), 2007. Censos demográficos, de 1940 a 2000. Disponível em . Acesso em 24 març. 2015.

PARANÁ. Instituto Médico Legal de Cascavel (IML). Laudos de Necropsia, de 2000 a 2006. Cascavel, PR, 2007.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. 2000. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2007.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2014 – Os jovens dos Brasil. Flacso. Brasília, 2014.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/p-quarta-jovem-homem-negro-esse-e-o-perfil-dos-que-mais-morrem-de-forma-viol

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/07/brasil-bate-recorde-de-homicidios-aponta-pesquisa-4541553.html

CASCAVEL. Plano Diretor de Cascavel. Câmara Municipal, 2006. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/22052014_lei_compl__28-2006_-_plano_diretor-com__alteraacoes.pdf. Acessado em 24 out. 2015

CASCAVEL. Prefeitura Municipal de Cascavel. Secretaria Municipal de Planejamento.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Leite, T. P. (2016). VIOLÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE: APROXIMAÇÕES ENTRE OS CASOS DE MEDELLÍN E CASCAVEL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 13(1), 27–44. https://doi.org/10.25112/rgd.v13i1.344