MICRO-DESTINO: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE E GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v14i2.1144Resumo
Este artigo apresenta a perspectiva de micro-destino turístico com suas categorias de classificação, assim como, às vantagens do uso desta unidade para a análise e gestão do turismo. Esta perspectiva é contextualizada através do estudo de caso do Destino turístico Gran Canaria-Espanha que definiu uma estruturação de 14 micro-destinos. A identificação de pequenas áreas geográficas nas quais o turismo é uma atividade motriz contribui para o desenvolvimento de políticas e programas mais eficazes que considerem a homogeneização destas áreas, e por consequente a heterogeneidade existente no destino integral. A pesquisa se classifica como qualitativa com método exploratório-descritivo, utilizando dados estatísticos secundários. Os resultados indicam que a categorização dos micro-destinos turísticos analisados seguem os critérios indicados na literatura para sua delimitação. A adoção destas unidades de gestão justificou-se pelos dados de demanda e oferta existente nos locais, pois possibilitou melhor controle, planejamento e co-marketing. Assim, a divisão territorial baseada em micro-destinos demonstra ser uma opção adequada para fins de gestão regional.
Palavras-chave: Micro-destino turístico. Gestão estratégica turística. Gran Canaria.
ABSTRACT
This paper presents the tourism micro-destination perspective and their categories of classification, as well as, the advantages of using this unit to the analysis and management in the tourism sector. This perspective is contextualized through the case study of Gran Canaria tourism destination, in Spain, which defined 14 micro-destinations in its tourism system. The identification of small geographic areas in which tourism is a driver activity contributes to the development of policies and programs mostly effective because considers the homogenization of these areas, and consequently, the existing heterogeneity in integral destination. The research is performed by an exploratory-descriptive qualitative methodology using secondary data. The results indicate that the categorization of the tourism micro-destinations in Gran Canaria has followed the criteria indicated in the literature to their delimitation. Also, it indicated that the adoption of these management units are justified by demand data and by the tourism offer in these places, allowing better control, planning and co-marketing. Thus, the territorial division based on micro-destinations reveals to be an appropriate option for regional management.
Keywords: Tourism Micro-destination. Tourism Management. Gran Canaria.
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