GESTÃO DA INOVAÇÃO: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v14i2.1142Resumo
O objetivo do estudo consistiu em analisar o processo de gestão da inovação, a partir do paradigma da inovação aberta, em uma instituição financeira brasileira. O estudo sobre a inovação aberta em instituições financeiras e, nesse particular, no setor bancário brasileiro, ainda é incipiente e carece de evidências empíricas que tratam da sua relevância em um ambiente dinâmico e competitivo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se análise de documentos e observações em visita técnica guiada. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo a partir de categorias definidas a priori consubstanciadas na literatura pesquisada: modelo de gestão da inovação; fontes de obtenção de inovações (internas e externas); e ambiente organizacional voltado à inovação aberta. Os resultados obtidos evidenciaram que a instituição financeira detém muitos aspectos de inovação fechada, relacionados principalmente à estrutura e cultura organizacional. Da mesma forma, evidenciou-se pouco uso de mecanismos de inovação aberta, com a exploração de poucas fontes de relacionamento externo para a promoção da inovação. Pode-se concluir com o estudo, que a organização está em um estágio intermediário, que integra ora características da inovação fechada e ora da inovação aberta.
Palavras-chave: Gestão da Inovação. Inovação aberta. Instituições financeiras.
ABSTRACT
The study aims to analyze the process of innovation management, based on the paradigm of open innovation, in a Brazilian financial institution. The study on open innovation in financial institutions and, in particular, in the Brazilian banking sector, is still incipient and lacks empirical evidence that deals with its relevance in a dynamic and competitive environment. The research was developed through the qualitative approach, of the exploratory and descriptive, with the application of semistructured interviews. We used document analysis and observations in a guided technical visit. To analyze the data, the content analysis technique was used based on categories defined a priori embodied in the researched literature: innovation management model; Sources of innovation (internal and external); And an organizational environment focused on open innovation. The results obtained evidenced that the financial institution has many aspects of closed innovation, related mainly to organizational structure and culture. Likewise, there was evidence the little use of open innovation mechanisms, with the exploitation of few sources of external relations for the promotion of innovation. It can be concluded from the study that the organization is in an intermediate stage, which integrates both characteristics of closed innovation and now open innovation.
Keywords: Innovation Management. Open innovation. Financial Institution.
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